Para coibir ‘Black Fraude’, Procon-BA vai monitorar até redes sociais

Quem tentar vender pela ‘metade do dobro’ pode ser punido

  • Foto do(a) author(a) Carol Aquino
  • Carol Aquino

Publicado em 21 de novembro de 2017 às 02:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor/Arquivo CORREIO/Nov.2014

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia (Procon-BA) vai ampliar a fiscalização do comércio durante a Black Friday. Pela primeira vez, lojas que funcionam somente nas redes sociais Instagram e Faceboook também estão sendo monitoradas pelo órgão, que também acompanha os estabelecimentos físicos e os sites de e-commerce.

Os comerciantes que tentarem lesar o consumidor praticando falsos descontos, ou seja, aumentando o preço às vésperas ou até mesmo no dia da Black Friday e voltando ao valor original na época da promoção, se flagrados pelo Procon, podem ser punidos.“O Procon fez esse monitoramento em muitos sites e algumas lojas para verificar se as empresas estão fazendo as falsas ofertas”, conta o diretor de Fiscalização do Procon-BA, Iratan Vilas Boas.Quem tentar lançar mão da chamada 'Black Fraude', praticando preços do tipo “a metade do dobro”, pode ser autuado por publicidade enganosa e prática abusiva.

[[publicidade]]

A fiscalização da Diretoria de Ações e Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) também estará nas ruas em Salvador. O órgão municipal vai fiscalizar lojas de eletrodomésticos, departamentos e congêneres que participam da Black Friday na próxima sexta-feira (24), visando coibir a publicidade enganosa.“Estamos com a equipe realizando o levantamento dos valores dos produtos nas principais lojas de eletroeletrônicos e vamos retornar no dia da Black Friday para averiguar se houve, de fato, a promoção”, afirma Alexandre Lopes, diretor da Codecon.Denúncias O consumidor que flagrar algum tipo de prática irregular pode fazer uma denúncia pelo aplicativo do Procon (Procon BA Mobile) ou através do e-mail é [email protected].

Para casos individuais, o ideal é procurar pessoalmente alguns dos postos do Procon-BA espalhados pelo estado. Já as denúncias para a Codecon podem ser feitas pelo telefone 156.