Para comemorar um ano de abertura, Hospital Municipal vai ganhar salas escolares

Inauguração acontece nesta segunda-feira (8); vai ser uma sala para adultos e outra para crianças

  • Foto do(a) author(a) Yasmin Garrido
  • Yasmin Garrido

Publicado em 3 de abril de 2019 às 13:22

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Após um ano da inauguração do Hospital Municipal de Salvador (HMS), aberto no dia 4 de abril de 2018, a Prefeitura preparou uma comemoração especial nesta segunda-feira (8), quando serão inauguradas duas salas de aula da Escola Municipal Hospitalar Irmã Dulce. Os espaços, um para adultos e outros para crianças, vão funcionar dentro da unidade de saúde.

De acordo com a gestão municipal, a escola, que é formada por uma rede de professores especializados no atendimento a estudantes com necessidades especiais, já possui 166 alunos matriculados. Entre o corpo discente estão crianças e adultos que, por motivos de saúde, não pode frequentar uma unidade de ensino convencional.

O projeto de levar educação a crianças e adultos sob tratamento, foi coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) e já funciona em 11 hospitais, três clínicas, cinco instituições de apoio, além de domicílios.

Mais comemoração Há um ano em funcionamento, o Hospital Municipal de Salvador já realizou mais de 123 mil atendimentos, sendo 12 mil deles de pacientes que vieram do interior do estado. Para Prefeitura, “a unidade tem sido um divisor de águas para a área de saúde na capital baiana e tem como grande diferencial o atendimento humanizado”.

A diretora técnica do hospital, Thayse Barreto, ressaltou que o atendimento humanizado é um princípio fundamental para o funcionamento da unidade, desde o momento da seleção de novos colaboradores, passando pelo treinamento, até a rotina nos leitos, ambulatórios, emergências e demais setores. "Dessa maneira, não vamos tratar uma doença, mas, sim, cuidar de uma vida que passa por uma enfermidade”.

E esse cuidado pode ser sentido e visto desde a recepção, onde três funcionárias atendem aos pacientes e familiares com muita dedicação e gentileza. "É uma questão de empatia", disse a recepcionista Adriana Loniel. "Além de ser da nossa personalidade, somos orientadas pela coordenação a zelar pela qualidade e humanidade", concluiu.

Estrutura e números Ao todo, o HMS conta com 210 leitos (30 para UTI, 150 para clínica médico-cirúrgica e 30 para pediatria). A unidade de saúde também realiza cirurgias de urgência e também algumas eletivas. Entre os exames realizados, estão tomografia computadorizada, doppler, holter, ecocardiograma, ultrassonografia, raio-x, eletrocardiograma, eletroencefalograma e ressonâncias.

De acordo com a Prefeitura, “os pacientes são atendidos dentro do tempo estipulado de acordo com suas classificações de risco, tendo como base o Protocolo de Manchester”. Isso quer dizer que, pacientes que necessitam de algum tratamento que não está disponível na unidade, são transferidos para centros especializados via regulação.

Outro benefício do Hospital Municipal, segundo a gestão municipal, é que o tratamento pode ter continuidade na residência do paciente. Mensalmente, são realizados quase 200 atendimentos em domicílio.

* Com supervisão do Chefe de reportagem Jorge Gauthier