Para subir de vida em 2019: 10 passos para alcançar uma promoção este ano

CORREIO conversou com especialistas e traçou o caminho necessário para ser visto e promovido, independente do tempo de empresa

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 28 de janeiro de 2019 às 07:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor/ CORREIO

Dos 44 anos que Nilton Evagelista tem atualmente, 26 deles foram no Mc Donald’s. Já fez de tudo, de atendente a consultor de operações e mercado, e hoje é responsável por quatro restaurantes da rede em Salvador. “Sempre busquei aprender mais e melhorar o trabalho que realizava com treinamentos que oferecidos pela rede”, destaca Nilton, que começou o ano com mais uma promoção. 

“Eu aprendi que o mais importante é manter o nível de trabalho e ‘não deixar a bola cair’, por assim dizer. Acredito que as oportunidades aparecem sem aviso prévio. Logo, você precisa estar bem e manter a consistência do trabalho sempre, com foco na evolução, aprendizado e ampliação de seus conhecimentos sobre o negócio e a rentabilidade”, aconselha. 

Desde que entrou na empresa, ainda com 18 anos, ele procurou fazer todos os cursos e treinamentos pela Universidade do Hambúrguer (UH). “Para ampliar meus horizontes fiz o curso de Administração, MBA em RH e acabei de me tornar engenheiro de produção. Sempre procurei sair da caixa e beber em outras fontes. Corri atrás para evoluir”, conta. 

E para alcançar os degraus desta escada é preciso mesmo correr atrás. Dentro da empresa, o avanço vem para aqueles que, de fato, saem da zona de conforto das suas funções, como destaca a diretora da recrutadora ManpowerGroup, Wilma Dal Col.

“Profissionais que tenham esse dinamismo e agilidade saem na frente para conquistar uma promoção na carreira. Tem que ter muita consciência, aquilo que chamamos de autodescoberta de quem eu sou, qual a contribuição que posso trazer em um processo de evolução profissional não só pra minha carreira, mas para o negócio e para a organização”.

Outro fator de crescimento está na qualificação. “É estar atento ao foco de realidade, movimentação do mercado e da área. É preciso estar ligado e habilitado para poder oferecer a sua contribuição (à organização)”, pontua a especialista. 

Novos desafios

Para se ir além e também ser visto é preciso ter um network bem consolidado. Referência nacional no assunto, a empresária baiana Ju Ferraz dá a dica de como ser visto pelos seus resultados e não ficar ali escondido nas tarefas diárias: dar mais do que o esperado. “Crescer na carreira tem muito a ver com sonhar grande e se entregar. Se destaque pelos motivos certos. Deixe claro a sua intenção de promoção. Estabeleça metas, defina a estratégia e, sem excessos, seja bom em trabalhar o seu marketing pessoal”, fala.   

Mas quanto tempo isso vai levar? Muita gente se preocupa muito mais com a velocidade do que na estratégia para vencer este degrau. O alerta é da assessora de carreira da Catho, Elen Souza. “A promoção deve vir por merecimento e não é o tempo de empresa que irá determiná-la. Destaque sua capacidade de solucionar conflitos, use da criatividade para resolver problemas e esteja em plena sintonia com os objetivos definidos pelos seus gestores”.

Em outras palavras, se desafie constantemente: “É se disponibilizar em ajudar outras pessoas, mostrar que você pode assumir mais responsabilidades. Quando lhe pedirem que faça um trabalho mais difícil, se mostre aberto. Prove que é capaz“, completa. 

10 PASSOS PARA CHEGAR LÁ

1. Invista em capacitação Identifique o seu objetivo profissional, ou seja, aonde você quer chegar.  Estabeleça metas para trilhar o caminho, como a realização de cursos de capacitação, graduação e especialização.

2. Radar ligado Esteja atento a tudo que acontece a sua volta, mesmo que as mudanças não atinjam diretamente sua rotina de trabalho. Assim é possível identificar muitas oportunidades para mostrar iniciativa.

3. Pergunte  Fazer perguntas embasadas pode demonstrar seu grau de interesse, conhecimentos e preocupação com a organização. As dúvidas podem atrapalhar seu crescimento, uma vez que dificulta o desenvolvimento das atividades com segurança.

4. Estratégias  Questões como o autogerenciamento diário, além de apresentar bons resultados e manter um olhar clínico sobre as vivências na empresa irão destacar seu perfil de liderança e capacitação para a tão desejada promoção.

5. Proatividade Não espere ser lembrado.  Se mostre disponível para novos desafios.

6. Senso de urgência Protelar é um dos maiores vilões para crescimento pessoal e profissional, além de representar perigo para o bom andamento da empresa.

7. Identifique problemas e busque soluções Levante pontos de melhorias nos processos, busque possíveis soluções e apresente suas sugestões  para seu gestor imediato. Isso vai te favorecer.

8. Contribua com outras áreas Não é preciso invadir o espaço de ninguém para surpreender. Faça além do que é esperado e ajude no melhor desenvolvimento das rotinas de seus colegas de trabalho. 

9. Trabalhe em equipe  Desenvolva um espírito de equipe. As empresas estão em busca de profissionais capazes de trabalhar em conjunto com outros profissionis e de produzir para o setor. Está errado quem acha que trabalhar sozinho é uma forma de se destacar.

10. Busque as oportunidades  Não se contente com pouco, vá além. Mostre que você pode assumir mais responsabilidades. Quando lhe pedirem que faça um trabalho mais difícil, esteja aberto para fazer isso. Prove que é capaz. Porém, se prepare para aproveitar estas oportunidades no momento certo. Acompanhe os resultados, busque apresentar entregas estratégicas. Gerencie sua carreira e se mantenha alinhado à cultura e às necessidades da empresa em que trabalha. Mantenha a sintonia sobre esses pontos.