Paralisação: trens do Subúrbio não funcionam nesta terça-feira

Trabalhadores da CTB reclamam de negociação com empresários

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2017 às 06:08

- Atualizado há um ano

. Crédito: Marina Silva/Arquivo CORREIO

Os cerca de 15 mil usuários dos trens do Subúrbio encontraram as estações fechadas na manhã desta terça-feira (12). O motivo é uma paralisação de 24 horas promovida pelos trabalhadores da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), devido à negociação salarial. A CTB informou que pelo menos 15 mil pessoas usam o serviço diariamente. 

As estações da Calçada a Paripe estão fechadas. De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Ferroviário e Metroviário (Sindiferro), os empresários ofereceram 0% de reajuste salarial e que os rendimentos estão atrasados há 12 anos.

"Os trens estão sucateados e os trabalhadores seguem operando verdadeiros milagres para não deixar a população suburbana sem o transporte de massa. O Sindiferro luta por um sistema que atenda as pessoas de uma forma digna, segura e eficiente", diz uma nota publicada no site da entidade.

O sindicato informou que chegou a produzir 10 mil panfletos para distribuir para os usuários e informar sobre a paralisação, mas, de acordo com a TV Bahia, alguns usuários não sabiam que o serviço não funcionaria hoje e foram até as estações nesta manhã. 

A CTB se pronunciou por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) dizendo que está em negociações. Veja a nota na íntegra:

 "A paralisação é uma decisão do Sindiferro, em assembleia realizada no dia 1º de dezembro de 2017. Nesta segunda-feira (11), a Companhia de Transporte da Bahia informou à população sobre a paralisação, através de informativos em todas as dez estações do Sistema Ferroviário. Com a paralisação, cerca de 15 mil passageiros deixarão de usar o modal nesta terça. A CTB aguarda a normalização do serviço às 6h de quarta-feira (13). Vale ressaltar, que uma das reivindicações do Sindiferro é em relação à contratação de novos servidores.  Atualmente há em curso, um Processo Seletivo Simplificado para provimento de cargos com a convocação de 11 concorrentes aprovados, que estão em fase de apresentação e posterior treinamento. A CTB destaca ainda a abertura para o diálogo com os trabalhadores e lembra que todas as cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) foram aprovadas, restando pendentes discussões de cláusulas financeiras".