Parede verde: conheça a nova moda na decoração de casas

Conheça algumas tendências de como decorar a casa com plantas

  • Foto do(a) author(a) Kalven Figueiredo
  • Kalven Figueiredo

Publicado em 26 de abril de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Para energizar e tornar sua varanda mais aconchegante, a administradora Joana Passos resolveu entrar na mais nova moda da decoração: a parede verde. Muito frequente nos feeds do Instagram e nas dicas de tendência na decoração, a parede verde foi a escolha ideal para ela. “Eu sempre gostei muito de plantas e até já cultivei uma hortinha. A ideia da parede verde surgiu quando eu decidi dar uma ‘aconchegada’ no ambiente da varanda”, afirma. “Eu acho que planta traz uma energia muito boa para a casa”, completa. 

Neste tipo de decoração,  tem se destacado as plantas da espécie zamioculcas, por serem mais fáceis de cuidar.“Houve um tempo em que se usou muito as samambaias, mas tenho notado que apesar de ainda ser bastante popular, tem perdido espaço para as zamioculcas”, aponta a presidente da Associação Nacional de Paisagismo (ANP), Eliana Azevedo. Segundo ela, a baixa procura pelas samambaias está relacionada ao fato de que nem todas as espécies da planta se adaptam bem aos ambientes internos. Outro fator que acaba contando é que as zamioculcas são mais simples de cuidar porque são mais resistentes ao vento e não precisam de muita luz. 

Benefícios

A paisagista ainda afirma que apesar da decoração surfar muito na onda do que está na moda, as plantinhas nunca deixaram de fazer sucesso entre os seus clientes. Isso, segundo ela, se deve à afetividade que os proprietários normalmente têm com esse tipo de decoração e aos inúmeros benefícios que elas podem trazer. 

Para as profissionais consultadas pelo CORREIO, os ambientes com plantas ficam mais humanizados e alegres. Deixam o espaço leve e muitas vezes suavizam o excesso de construção em volta. Outra vantagem é que as plantas são muito versáteis e vão bem com todos os estilos de decoração, até mesmo o industrial, caracterizado pelo uso de concreto, tijolos, encanamentos e vigas aparentes.

Na hora da escolha das plantas é bom ter em mente, além da preferência pessoal de cada um, as condições climáticas e o espaço físico em que elas deverão ficar. “Sempre que a gente vai trabalhar com plantas dentro de casa é bom imaginar como são essas plantas na natureza. Por isso o mais indicado são as plantas de bosque, que vivem bem na sombra”, declara a paisagista Solange Luz.

Cuidados Cuidados com o vaso, o ambiente, a rega e a poda da planta são muito importantes para a durabilidade e desenvolvimento. (Foto: Arisson Marinho / CORREIO) Ainda que esteja na moda e deixe os ambientes mais vivos, a paisagista alerta: “As plantas são seres vivos. Assim como bichinhos de estimação e os bebês, elas necessitam de cuidados e acompanhamento”. A profisisonal explica que, além da atenção ao habitat natural da espécie, é importante saber das necessidades individuais de cada tipo de planta. Neste ponto, até o Google pode ajudar.“Plantas que precisam de muita luz solar e não se incomodam em receber muito vento são ideais para ficar na janela ou em varandas”, fala, para completar em seguida: “Já para ficar no interior das casas é melhor que sejam plantas de sombra, que precisem de pouca luz solar. Neste caso, o maior cuidado mesmo será com a rega e a poda”. Plantas artificiais

Quem acredita não ter jeito e tempo, a famosa “mão boa” para planta, tem a opção de decorar seus ambientes  com plantas artificiais.  “Já existem no mercado várias réplicas feitas com material de altíssima qualidade que em uma rápida olhada pode enganar até mesmo quem é especialista no assunto”, lembra a paisagista Eliana Azevedo.  A única observação que ela faz é que com o tempo, as plantas artificiais pegam pó e são facilmente identificadas como falsas.

Plantas mais indicadas para decorar As Zamioculcas são as queridinhas do momento e se destacam pela facilidade do cultivo. (Foto: Pixabay) Já as Samambaias apesar do charme, não resistem ao vento e, alguns tipos, a ambientes internos. (Foto: Pixabay) As Suculentas são ideais para decorar varandas e áreas de serviço devido a sua resistência ao sol e ao vento. (Foto: Pixabay) A Maranta é umas espécie que também pode ser encontrada na cor roxa, uma alternativa para quem não gostar muito de verde. (Foto: Pixabay) Vasos

Um ponto que Guiomar ressalta sobre esse tipo de decoração é que tão importante quanto a planta é o vaso em que ela é colocada. Entre os mais variados estilos, o rústico, vitrificado nacional, vietnamita, chinês, e os de cimento se destacam na hora da procura. No entanto, o campeão de vendas da loja de Guiomar é o vietnamita.“Ele é um dos mais caros, mas a vantagem é que ele pode ficar no sol, na chuva e não danifica. Eu mesma tenho um há 26 anos e continua intacto”, relata. O preços variam de acordo com o material escolhido e tamanho. É possível encontrar desde vasos menores e mais simples como os de cimento por R$25, mas também os maiores produzidos com materiais mais sofisticados como o vietnamita por R$3.500.   

*Sob orientação do editor Flávio Oliveira