Parque Social abre inscrições para Jovem Aprendiz Empreendedor nesta terça (1º)

Serão selecionados e contratados jovens aprendizes com idades entre 14 e 22 anos e seis meses

Publicado em 30 de agosto de 2020 às 16:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Na próxima terça-feira (01), às 9h, estarão abertas as inscrições para o Projeto Jovem Aprendiz Empreendedor. A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal do Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Esportes e Lazer - SEMTEL, e o Parque Social,  entidade formadora reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, responsável por proporcionar, desde 2014, cerca de 1.200 adolescentes e jovens a oportunidade do primeiro emprego.

Serão selecionados e contratados 300 jovens aprendizes, com idades entre 14 e 22 anos e seis meses, que participarão de capacitação teórica, à princípio virtual e posteriormente presencial,  além de capacitação prática, nos diversos órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura, na função de Assistente Administrativo.

Fiscalizado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia - SRTE-BA, o Projeto Jovem Aprendiz Empreendedor proporciona aos jovens inserção no mercado de trabalho, respeitando sua condição de pessoa em desenvolvimento, formando mão de obra qualificada e ciente dos seus direitos e deveres.

As inscrições devem ser feitas no site do  Projeto  Jovem Aprendiz Empreendedor, através do link http://jovemaprendiz.salvador.ba.gov.br. 

De acordo com a presidente de honra do Parque Social, Rosário Magalhães, o Projeto Jovem Aprendiz Empreendedor se constitui em mais uma alternativa no enfrentamento do desemprego, principalmente neste cenário onde a pandemia causada pelo Coronavírus afeta a economia do país, especialmente as pessoas de comunidades socialmente vulneráveis, contribuindo assim com a renda familiar desses jovens."A amplitude deste projeto é muito maior do que podemos imaginar em termos de conquistas para os jovens e em relação aos impactos positivos para a sociedade, se considerarmos questões importantes como a empregabilidade,  o aumento da renda familiar,  a redução dos indicadores de violência, diminuição da evasão escolar,  formação de mão de obra qualificada, formação de redes de relacionamento, dentre tantos outros aspectos", explica Rosário.   Foto: Arquivo CORREIO Durante os 17 meses e 10 dias de vigência, período em que são contratados, os aprendizes recebem 1.280 horas de capacitação, com acompanhamento psicossocial, remuneração de meio salário mínimo, férias e demais direitos trabalhistas.  A Capacitação será dividida em 3 etapas: 

1° Teórica Intensiva realizada por meio de plataformas virtuais;

2º Teórica Continuada, desenvolvida na sede do Parque Social durante todo o percurso de aprendizagem;

3-º Capacitação Prática, realizada nos Órgãos da Prefeitura Municipal do Salvador, com supervisão da instituição e acompanhamento do Parque Social.

O Processo Seletivo será realizado em quatro etapas, todas de caráter eliminatório e executadas de forma on-line: 

1º Inscrição; 2° Análise de Documentos; 3°  Avaliação Cognitiva: Elaboração de texto em plataforma digital; 4 °  Entrevista Individual por  videoconferência;

No preenchimento do Formulário de Inscrição, o candidato deve anexar os documentos solicitados  e após aprovação destes, serão convocados para a Avaliação Cognitiva que o classificará, ou não, para a Entrevista Individual, realizada por psicólogos.

São pré-requisitos para participar do Projeto: 1- Morar em Salvador; 2 - Ter idade entre 14 e 22 anos e seis meses; 3- Ser aluno de escola da Rede Pública de Ensino; 4 - Estar cursando a partir do 9º ano (fundamental), ou estar no ensino médio ou concluído; 5 -  Não ter  dependência em nenhuma disciplina; 6 - Ter Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), sem registro de contratação; 7 -  Ter renda familiar comprovada de até meio salário mínimo, por pessoa; 8 - Ter disponibilidade para frequentar as atividades do Projeto no contraturno ao que estiver matriculado em escola pública regular, se ainda estudante;

Documentos necessários para participação do Processo Seletivo que devem ser anexados no momento da inscrição:

1.    Documento oficial com foto, RG e CPF do candidato (carteira de identidade ou carteira de motorista); 2.    Documento oficial com foto, RG e CPF do responsável (carteira de identidade ou carteira de motorista) para os candidatos que possuem menos de 18 anos de idade; 3.    Comprovante de Residência (atual); 4.    Atestado de Matrícula Escolar do ano vigente ou histórico escolar para o candidato que já tenha concluído o Ensino Médio; 5.    Título de Eleitor ou comprovante de quitação eleitoral (para candidatos a partir de 18 anos); 6.    Carteira de Reservista (para candidatos com idade a partir de 18 anos); 7.    Termo de Autorização do Responsável Legal (para menores de 18 anos). O documento deve ser impresso e assinado pelo responsável; 8.    Comprovante de renda por pessoa do grupo familiar (carteira de trabalho, contracheque ou declaração de autônomo) – solicitado posteriormente para os candidatos classificados;  9.    Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), sem registro de contratação;

IMPORTANTE: 1.     O candidato deverá preparar a documentação previamente (escanear ou fotografar); 2.     O tamanho de cada arquivo não deve ultrapassar 3 MB; 3.    Os arquivos não podem ter nomes com mais de 50 caracteres; 4.     Os documentos devem ser anexados ao item correspondente no Formulário de Inscrição; 5.    Os arquivos não podem ter nomes com caracteres especiais (Exemplo: @, #, $, %, etc.); 6.     Formatos de arquivos aceitos: '.jpg' , '.jpeg' , '.png' e '.pdf'.    

7.    É importante visitar o site http://jovemaprendiz.salvador.ba.gov.br  antes do momento da inscrição  a fim de que esteja  com todos os documentos solicitados em mãos.  8.    Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (71) 3202-7100 , das 08h30 às 12h e das 13h às 16h30.