Parque Social promove ação em dez regiões de Salvador

Programas Agente da Educação e Agente de Empreendedorismo vão realizar ação conjunta

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de março de 2019 às 13:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: (Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO)

Dez regiões de Salvador vão receber ações coletivas e de impacto social nesta quinta-feira (28). A partir das 9h, as regionais do Centro, Orla, Cidade Baixa, Liberdade, Subúrbio I, Subúrbio II, Cabula, Itapuã, Cajazeiras, Pirajá e São Caetano vão receber a divulgação do Programa Agente de Empreendedorismo e o compartilhamento de resultados do Programa Agente da Educação. 

Os dois programas são desenvolvidos pelo Parque Social em parceria com a Prefeitura Municipal do Salvador. “Serão 90 Agentes de Empreendedorismo nas ruas. A expectativa é conversar com mais de 1.500 empreendedores ou potenciais empreendedores para que eles saibam que agora podem contar com um programa que irá apoiar o desenvolvimento do seu negócio. E, para aqueles que apenas tem uma ideia, e que não sabem por onde começar, vamos explicar como eles também podem ser beneficiados”, explica a coordenadora do programa Agente de Empreendedorismo, Maiana Brandão.

Para ela, isso é importante porque, em 2015, 42% da população ativa soteropolitana estava ocupada na economia informal, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Relação Anual de Informações Sociais (Rais). “Essas pessoas são exatamente aquelas que tem pouquíssimas oportunidades de se desenvolver por falta de apoio, e o Programa vem exatamente para suprir essa lacuna e apresentar novas oportunidades, levando o crescimento socioeconômico para as comunidades participantes do programa”, pontua Maiana.O Agente de Empreendedorismo está presente em 79 escolas, 10 Prefeituras Bairro e na sede do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM). Ele integra o 7º eixo do Programa Salvador 360º e tem, como objetivo, fomentar o desenvolvimento socioeconômico por meio de estímulo ao empreendedorismo, apoiando os empreendedores e potenciais empreendedores no acesso ao crédito e na aquisição de conhecimentos específicos para que possam desempenhar com maior profissionalismo e autonomia.

Será oferecida a capacitação ‘Aprendendo a Empreender’, promovida pelo Parque Social, e com o suporte do Sebrae. No treinamento, haverá oficinas e palestras para os empreendedores e potenciais empreendedores que também terão oportunidade de acesso ao Crediamigo do Banco do Nordeste.

Educação Já os Agentes da Educação, que atuam nas 424 escolas da Rede Municipal de Ensino, vão participar da ação coletiva realizando a prospecção de novos parceiros, além da divulgação dos resultados alcançados desde o início do programa.  

De agosto de 2015 a fevereiro de 2019, foram realizados 165 mil acompanhamentos da vida escolar dos alunos, 77 mil regularizações da frequência dos alunos acompanhados, 51 mil atendimentos às famílias e visitas domiciliares, três mil parceiros da comunidade que participaram de ações do programa e 15 mil ações de integração entre a escola, a família e a comunidade. 

“O Programa vem gerando resultados muito significativos para o cenário da educação municipal de Salvador, que vem crescendo muito em termos de reconhecimento pelos investimentos na educação, prova disso é que conseguimos superar a meta estabelecida pelo Ideb e o Programa Agente da Educação só vem contribuindo nesse sentido, de fazer com que Salvador seja reconhecida como a capital da educação”, destaca a coordenadora do Agente da Educação, Paula Alves.

Estagiários do projeto têm carga horária de 30 horas semanais. Essa jornada é distribuída entre os turnos matutino e vespertino. O jovem precisa morar na comunidade onde vai atuar e recebe, mensalmente, uma bolsa auxílio no valor de R$ 928, além dos custos com transporte.“Essa ação casada representa a força da educação e do trabalho como mola propulsora de desenvolvimento”, afirma a Presidente de Honra do Parque Social, Rosário Magalhães.Os Agentes da Educação precisam ter pelo menos 18 anos, estar matriculados em alguma instituição de Ensino Superior, seja presencial noturno ou à distância. Os estudantes devem estar cursando entre o segundo e sexto semestre da graduação em Pedagogia.