Participantes do Fórum RedEAmérica conhecem ações do Parque Social

Atividades, que incluíram visita a empreendedores sociais, integram evento internacional

Publicado em 19 de março de 2019 às 20:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Parque Social/Divulgação

O Parque Social, em parceria com o Instituto Camargo Corrêa, recebeu na manhã desta terça-feira (19) a visita de representantes de organizações e fundações do Brasil e de mais sete países que integram a RedEAmérica, organização do setor empresarial dedicada a partilhar experiências de empreendedorismo social e promover comunidades sustentáveis na América Latina e Caribe.

A entidade realiza nesta quinta-feira (21), no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande, a XI Fórum Internacional da RedEAmérica, que vai reunir representantes da Argentina, Peru, México, República Dominicana, Colômbia, Guatemala e Chile, onde a entidade tem sede.

Nesta terça, 40 participantes brasileiros e de outros sete países fizeram uma visita à sede do Parque Social, no Itaigara, e conheceram parte do trabalho desenvolvido na entidade, presidida por Rosário Magalhães. 

Na ocasião, a diretora geral do Parque Social, Sandra Paranhos, falou sobre o trabalho da instituição e a gerente de projetos, Lareyne Almeida, apresentou os objetivos e principais resultados do Programa Comunidade Empreende (PCE), que permite, através de diversas etapas, fortalecer a inovação e empreendedorismo social em comunidades de baixa renda.

O encontro contou com depoimentos dos participantes do programa, que destacaram a importância da capacitação para sua vida profissional e pessoal. Foto: Parque Social/Divulgação Segundo Larayne, a atividade foi bastante produtiva e deixou os representantes da RedEAmérica bastante admirados com o trabalho. "Na parte da manhã, houve uma atividade no Parque Social que apresentou o PCE, e como foi a experiência e a metodologia do programa. Houve ainda uma apresentação sobre o panorama do empreendedorismo social no Brasil, na Bahia e em Salvador, pra permitir que os participantes da América Latina entendessem esse contexto de atuação", citou ela.

Após o encontro no Parque Social, todos foram convidados a conhecer alguns empreendimentos que foram desenvolvidos a partir do PCE, localizados nos bairros do Nordeste de Amaralina e Santa Cruz.

“Fizemos visitas a quatro empreendedores sociais que passaram pelo PCE.  Os participantes do fórum conheceram projetos como o 100 Garrafas [que trabalha com reciclagem e conscientização ambiental junto a estudantes]; o sobreMandalas [que atua com artesanato]; a escola infantil Gosto de Aprender e ainda almoçamos no restaurante Cantina FIT, todos comandados por participantes do PCE”, relatou Larayne. Foto: Parque Social/Divulgação Sobre o Fórum O Fórum Internacional da RedEAmérica tem como objetivo estimular a reflexão sobre as oportunidades e desafios que a diversidade representa para que empresas e fundações construam, com outros atores, o desenvolvimento sustentável nos territórios. 

Apoiado pela Prefeitura de Salvador, o evento reunirá alguns dos maiores investidores sociais da América Latina para discutir o tema “A Contribuição da diversidade para a promoção de comunidades sustentáveis”.

O evento terá a participação de representantes de grupos sociais atuantes em periferias, comunidades de base e organizações promotoras e defensoras de direitos. Cerca de 200 pessoas de 14 países são esperadas no evento.

Serão promovidas diversas conferências, painéis e sessões paralelas sobre o tema proposto, além da entrega do Prêmio Transformadores que destaca experiências inovadoras, inspiradoras e notáveis na promoção de comunidades sustentáveis. As inscrições e a programação completa do evento podem ser acessadas no site www.fir-redeamerica.org/pt.

Como programação extra do Fórum, será oferecida gratuitamente, no dia 22, a atividade “Medindo o impacto do investimento social privado – Dia de aprendizado prático”. 

A ação, que tem vagas limitadas, acontecerá no Hotel Sol Victoria Marina, das 8h às 11h. Na ação, os conferencistas auxiliarão os participantes para que aprendam conceitos práticos, exemplos e ferramentas, no sentido de conseguir avaliar o impacto do investimento social privado.

Além disso, junto com o Fórum, Salvador recebe também o Encontro Anual da RedEAmérica, iniciado na última segunda (18) e que segue até sexta (22). Esse encontro possui uma programação voltada para os membros, com assembleias, rodadas de aprendizagens, visita a projetos locais e discussões sobre a Rede, dentre outras ações.

Quem não é membro da rede pode se inscrever com investimento de R$ 400 (cerca de USD 108) + 10% de taxas. Isso inclui todas as atividades e almoço. Clique aqui para conferir a programação aberta do evento. 

Sobre a RedEAmérica A RedEAmérica é uma rede de empresas e fundações referência no conhecimento e articulação de práticas, composta por mais de 80 organizações de origem empresarial de 14 países da América Latina e Caribe. 

Seu papel é conectar os que possuem em comum o interesse de gerar comunidades sustentáveis, dar-lhes ferramentas de aprendizagem, facilitar sua interação e tornar visíveis seus esforços, para que cada uma das entidades que fazem parte da rede possa aproveitar o conhecimento das demais, e, juntas, construir as estratégias que precisam para realizar comunidades sustentáveis.