Partido governista anuncia vitória nas eleições em Angola

Anúncio foi feito por dirigente do MPLA, "para tranquilizar militantes". País passará a ser governado por João Manuel Gonçalves Lourenço

  • Foto do(a) author(a) Agência Brasil
  • Agência Brasil

Publicado em 24 de agosto de 2017 às 11:22

- Atualizado há um ano

O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) anunciou hoje (24/8) que, com cinco milhões de votos apurados em todo o país, tem a "maioria qualificada assegurada" e a eleição de João Lourenço para Presidente da República garantida. A informação foi transmitida na sede nacional do MPLA, em Luanda, pelo secretário do Bureau Político, para as questões políticas e eleitorais, João Martins. "Temos vindo a fazer a compilação dos dados que os nossos delegados de lista nos têm remetido, das atas síntese que obtiveram das assembleias de voto a nível de todo o país. E, numa altura em que temos escrutinado acima de cinco milhões de eleitores, o MPLA pode garantir que tem a maioria qualificada assegurada", disse.

"Por isso, é com tranquilidade que podemos assegurar que o futuro presidente da República será o camarada João Manuel Gonçalves Lourenço e o futuro vice-presidente da República será o camarada Bornito de Sousa Baltazar Diogo", disse o mesmo responsável do partido. A apuração das 12.512 assembleias de voto, que incluem 25.873 mesas de voto, entrou a madrugada. A Comissão Nacional Eleitoral (CNE), no seu último pronunciamento, durante a madrugada, não forneceu resultados parciais nem prazos para o efeito.

Na sede do MPLA, no centro de Luanda, está reunido desde ontem (23/8) à noite o chamado "estado maior" da campanha eleitoral do partido que governa Angola desde 1975, com José Eduardo dos Santos à frente do poder. 

João Martins sentiu a necessidade de passar uma mensagem de tranquilidade aos apoiantes. "É por demais a pressão, quer da comunicação social, quer da nossa massa militante, de todos os que apostaram no nosso projeto, na proposta do MPLA, no nosso candidato, e tínhamos necessidade de os tranquilizar de que o MPLA tem assegurada a maioria qualificada", afirmou, recordando que os "dados oficiais serão aqueles que serão publicados pela CNE, quando anunciar os resultados definitivos" das eleições.

Mais de 9,3 milhões de angolanos estavam inscritos para escolherem ontem, entre seis candidatos, o sucessor de José Eduardo dos Santos – que não concorreu à reeleição. Esta votação envolve a eleição direta do parlamento (220 deputados) e indireta do Presidente da República, que será o cabeça-de-lista do partido mais votado.

Com informações da Agência Brasil.