Passagem de ônibus não ficará mais cara no dia 2 de janeiro

Falta de consenso entre a prefeitura e os empresários sobre o novo valor adia o reajuste

Publicado em 31 de dezembro de 2019 às 12:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O prefeito ACM Neto anunciou na manhã desta terça-feira (31), durante a entrega de 30 novos ônibus com ar-condicionado, que não haverá reajuste de passagem no próximo dia 02 de janeiro. Entretanto, o chefe do executivo municipal ressaltou que isso não significa que não haverá aumento durante o ano de 2020.

ACM Neto explicou que a causa do não aumento neste início de 2020 é por conta da falta de um acordo com os donos das empresas de ônibus. Segundo o prefeito, os empresários querem que o valor da tarifa aumente de uma forma exagerada, enquanto ele defende uma majoração mais 'razoavel' para os 1,3 milhão de soteropolitanos que, diariamente, utilizam o transporte público. 

"Eu sempre falei que meu compromisso é com o usuário do transporte público. Enquanto não chegarmos a um consenso com os donos das empresas sobre o valor da passagem, o valor não será reajustado. Um possível aumento só poderá ser realizado se for embasado por estudos técnicos e de uma maneira que não prejudique a população", explicou. Atualmente, a passagem de ônibus custa R$ 4 em Salvador.

O prefeito informou que discutiu com os empresários sobre a tarifa até as primeiras horas desta terça feira, mas não conseguiram chegar a um acordo sobre o novo valor. "Os próprios donos das empresas concordaram que seria melhor continuar estabelecendo o debate. Mas, é importante ressaltar que, cabe à prefeitura definir o valor. Nós não vamos permitir que haja uma majoração muito elevada, que venha a prejudicar o usuário. Mas até o momento não há data e nem previsão de quando haverá o possível reajuste", destacou ACM Neto. 

Ele reforçou ainda que garante que não haverá um aumento fora do padrão e  do que pode ser suportado pelos usuários do transporte público. "O aumento só acontecerá caso haja um entendimento da prefeitura de que a nova tarifa será justa, equilibrada e que não traga grandes sacrifícios para a população", acrescentou.

Táxi e metrô também não têm previsão de reajuste Assim como os ônibus neste primeiro momento, os táxis não devem sofrer reajuste para 2019. De acordo com o secretário de mobilidade de Salvador Fábio Mota, o sindicato da categoria já sinalizou está tendência.

"Os próprios taxistas fazem uma enquete entre eles perguntando se há a intenção de algum aumento. E para o ano que vem deve acontecer o mesmo que nos últimos dois e não haver aumento. Os profissionais acreditam que uma elevação na tarifa iria atrapalhar mais ainda na questão da concorrência com os aplicativos de transporte", detalhou o secretário.

Já a secretaria de Comunicação da Bahia informou que o metrô também não tem, até o momento, previsão de reajuste para o ano que vem.

‘Bota pra gelar aí, motô’ Além do anúncio da manutenção do valor da passagem, os usuários de ônibus tiveram uma outra boa notícia neste último dia do ano. 30 novos ônibus com ar-condicionado foram incorporados à frota, que já contava com 200 veículos que atendem 22 linhas.

Os 30 novos ônibus entregues hoje começam a circular já nesta quarta (01) em duas linhas. A 1030, correspondente a Parque São Cristóvão x Barroquinha (22 veículos); e a 0933, a Imbuí x Praça da Sé (8 coletivos). "Seguimos com o critério de atender primeiro aquelas linhas de maior demanda, inclusive essas de agora, que passam por áreas da cidade com grande demanda, como a orla", explicou o secretário municipal de Mobilidade Fábio Mota. 

Já ACM Neto disse que os 200 ônibus que já rodam na capital transportam três milhões de usuários por mês e que a expectativa é de que a renovação da frota continue. “Em fevereiro deverão ter mais 50 veículos e em 2020 terão outros 250 adicionais, somando 300 coletivos climatizados no ano que vem”, detalhou. 

A meta de prefeitura é de que em 2022 existam 1000 ônibus com ar-condicionado rodando pela capital baiana. "Com isso, teremos 64% da população que utiliza o transporte público circulando em linhas com ar-condicionado, com veículos com motorização menos poluente, mais confortáveis e novinhos, ou seja, com menos risco de quebra", salientou o secretário Fábio Mota. 

Os 50 ônibus que serão entregues em fevereiro estavam previstos para começar a rodar ainda em 2019. O atraso, explica o secretário, foi causado pela fabricante os veículos. “Nós já contactamos o Ministério Público, que deu o prazo até fevereiro para a entrega do pedido. Caso isso não ocorra, iremos ter de resolver juridicamente este impasse, além da cobrança de uma multa para cada dia de atraso”, comentou. 

*Com orientação da chefe de reportagem Perla Ribeiro