Patches para olheiras prometem efeito Cinderela em 15 minutos

As máscaras melhoram olheiras e marcas ao redor dos olhos por até oito horas

  • Foto do(a) author(a) Victor Villarpando
  • Victor Villarpando

Publicado em 16 de março de 2017 às 07:19

- Atualizado há um ano

Quinze minutinhos pra resolver olheiras e marcas ao redor dos olhos por até 8 horas: essa é a promessa dos patches ou máscaras para olhos. A febre já atingiu mais de 580 mil postagens das hashtags #eyemask, #eyepatch e derivadas no Insta.

“Os patches são como almofadinhas, uma espécie de band-aid. Acalmam o tecido e melhoram a circulação, a depender do ativo que contém. Por isso é bom saber de um médico a melhor indicação para o caso do paciente”, explica Paulo Barbosa, dermatologista cuja clínica é frequentada por nomes como Ivete Sangalo e Flora Gil. As substâncias costumam variar: vitamina C, clareadores, microcristais, argireline, tensine... Mas não tem milagre e o resultado dura apenas algumas horas. “É o famoso efeito Cinderela. Não resolve nem rejuvenesce. Com o passar das horas, vai perdendo a ação. Se a pessoa suar, por exemplo, acaba mais rápido”, pontua a dermatologista Andrea Botto.

Outro ponto importante: não dá para usar sempre. “Pode irritar, criar reação alérgica, fazer edema no local... Não é como creme, tônico ou protetor solar. É uma região delicada, com pele fina. Vale mais a pena investir num laser, por exemplo”, diz Paulo. A diferença: uns R$ 2 mil.