Paulo Guedes diz que governo vai antecipar 13º dos aposentados

Ministro da Economia diz que antecipação acontecerá após aprovação do orçamento

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de março de 2021 às 10:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O ministro da Economia Paulo Guedes afirmou que o governo vai antecipar o 13º salário dos aposentados, durante entrevista coletiva em Brasília, nesta sexta-feira (5). Questionado sobre as medidas que serão tomadaso ministro disse que o abono salarial já foi antecipado e que o 13º "dos mais frágeis, dos mais idosos" será adotado após a aprovação do orçamento.

"O abono salarial já foi antecipado. Agora, assim que aprovar o orçamento, vai ser antecipado o 13º justamente dos mais frágeis, dos mais idosos, como fizemos da outra vez. O BEM, que é o programa de preservação de empregos, já estão sendo disparadas as novas bases. Então, tem mais coisa vindo por aí", declarou Guedes na portaria do ministério.

O Benefício Emergencial (BEM) prevê que o trabalhador com contrato suspenso ou jornada reduzida receba a parcela do seguro-desemprego a que teria direito se fosse demitido. Em troca, o empregador não pode demitir o trabalhador após o fim da ajuda pelo tempo em que o trabalhador recebeu o benefício.

O anúncio foi feito após o ministro ter se reunido com o deputado Daniel Freitas (PSL-SC), relator da proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC Emergencial. O texto já foi aprovado pelo Senado e enviado para a Câmara. Guedes já havia dito que iria retomar o programa de suspensão de contratos e redução de jornada, mas não deu detalhes sobre a duração ou sobre o início da nova rodada do programa.