Paulo José será homenageado no XIII Panorama Internacional Coisa de Cinema

Por Giuliana Mancini (interina)

Publicado em 13 de outubro de 2017 às 07:06

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

“É o ator mais importante do cinema nacional”. Essa é a descrição de Paulo José, pelo cineasta baiano Cláudio Marques. Coordenador e curador do Panorama Internacional Coisa de Cinema, o diretor escolheu o gaúcho como homenageado na 13ª edição do festival, que acontece entre os dias 8 e 15 de novembro, em Salvador e Cachoeira.

Paulo fez questão de agradecer o reconhecimento e confirmou presença no Panorama. Ele acompanhará a exibição do documentário Todos os Paulos do Mundo,  que comemora seus 80 anos, completados em março. Realizado por Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira, o filme será apresentado no dia 11, em horário a definir, no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha. Ao fim, haverá um bate-papo com o ator e Rodrigo. Paulo José será o homenageado do XIII Panorama Internacional Coisa de Cinema (Foto: Divulgação) Paulo José estreou no cinema em O Padre e a Moça, de 1965. De lá para cá, o ator soma nada menos que outros 49 filmes. Entre eles, Macunaíma (1969), Policarpo Quaresma, Herói do Brasil (1998) e Quincas Berro D'Água (2010), baseados em obras de Mário de Andrade, Lima Barreto e Jorge Amado, respectivamente.

Mas o currículo não para por aí: o gaúcho de Lavras do Sul também participou de 46 trabalhos entre novelas, minisséries e outros programas, e ainda foi premiado três vezes no Festival de Brasília.