PDT de Ciro anuncia 'apoio crítico' a Haddad no segundo turno

O presidente do PDT, Carlos Lupi, já havia dito que o partido jamais apoiaria Bolsonaro

Publicado em 10 de outubro de 2018 às 20:39

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: AFP

O PDT anunciou nesta quarta-feira (10) que vai dar "apoio crítico" a Fernando Haddad (PDT) no segundo turno da eleição preseidencial, que o petista disputa com Jair Bolsonaro (PSL). A decisão foi anunciada em uma nota, divulgada pelo partido, após reunião da Executiva Nacional.

"A Executiva Nacional do PDT, reunida nesta quarta-feira na sede nacional do partido, em Brasília, declara seu apoio crítico à candidatura de Fernando Haddad para evitar a vitória das forças mais reacionárias e atrasadas do Brasil e a derrocada da democracia", informou o partido no texto.

O presidente do PDT, Carlos Lupi, já havia dito que o partido jamais apoiaria Bolsonaro. No dia da eleição, também, Ciro Gomes, candidato do partido à presidência, que ficou em terceiro lugar no primeiro turno, já havia dito que "ele não", em alusão a uma campanha de mulheres contra Bolsonaro.

Segundo Lupi, Ciro não vai subir em palanque com Haddad. "Não faremos nenhuma reivindicação. Por isso que a gente fala que é o voto crítico. É voto sem participação em campanha. Não queremos, já está clara a nossa posição, a participação em nenhum governo se Fernando Haddad ganhar a eleição", afirmou.

No primeiro turno, Ciro Gomes recebeu 13,3 milhões de votos (12,47%). Ao deixar o encontro do PDT hoje, Ciro afirmou: "Abaixo o fascismo! Pela democracia! Abaixo a ditadura! Ditadura nunca mais!".