Pedreiro de Itapuã é o paciente nº 100 mil do Hospital Municipal

salvador
11.02.2019, 16:10:19
Atualizado: 11.02.2019, 16:49:38

Pedreiro de Itapuã é o paciente nº 100 mil do Hospital Municipal

Unidade em Boca da Mata atingiu marca de atendimentos nesta segunda (11)

Paciente Valdinei da Silva na recepção do HSM (Foto: Bruno Concha/SecomPMS)

A endoscopia que o pedreiro Valdinei da Silva, 39 anos, morador de Itapuã, fez na manhã desta segunda-feira (11), no Hospital Municipal de Salvador (HMS), representou o atendimento de número 100 mil da unidade, que fica no bairro de Boca da Mata, na região de Cajazeiras.

Para chegar ao local, ele levou apenas 15 minutos de carro, mas não foi só o tempo de deslocamento que chamou a atenção dele. “Nunca tinha sido atendido aqui. Mas já vim uma vez acompanhar meu irmão e me impressionei com a estrutura do hospital. O atendimento é excelente”, contou ele, em nota divulgada pela Prefeitura.

Foto: Bruno Concha/SecomPMS

Com suspeita de H.pylori, bactéria que geralmente se aloja na mucosa do estômago, provocando enjoos, diarreia, gastrites, entre outros sintomas, Valdinei aguardava o resultado do exame para dar início ao tratamento. 

O volume de atendimentos prestados pelo equipamento de saúde, que possui apenas 10 meses de funcionamento, mostra o quanto o hospital se tornou importante referência para os usuários do SUS na Bahia, e não somente Salvador - do quantitativo total de atendidos, 10% das admissões foram de pacientes provenientes de municípios do interior e outros estados.

“Em menos de um ano, o Hospital Municipal contribuiu notoriamente para redução do tempo de espera na fila da regulação, consolidando a unidade como mais uma referência do SUS na Bahia. Para isso, tem reforçado o fluxo assistencial da rede hospitalar não apenas para os munícipes da capital, como também tem se tornado referência para pacientes dos municípios do interior, sobretudo da Região Metropolitana. A ampliação da oferta de serviços, desde os ambulatoriais aos cirúrgicos, tem extrema importância para nossa rede de saúde”, afirmou o secretário municipal de saúde, Luiz Galvão.

Balanço
O setor de emergência foi o responsável por pouco mais da metade das ocorrências assistidas pela unidade hospitalar, superando 50 mil admissões. Além disso, mais de 6 mil pacientes permaneceram internados no Hospital.

Segundo a Prefeitura, a partir da aplicação econômica, foi possível alcançar a antecipação em um ano da implantação da capacidade total de acolhimento do HSM.

A unidade cirúrgica do local ultrapassou a marca de 2,5 mil procedimentos. Lá, são feitas cirurgias de urgência, como as de trauma, apendicite, abdômen agudo, e também algumas eletivas, como a de vesícula e hérnia.

Alguns dos exames realizados são tomografia computadorizada, ecocardiograma, ultrassonografias, raio-x, eletrocardiograma, eletroencefalograma e holter, além de hemograma e urina. No total, foram realizados 62 mil exames de imagem e 250 mil laboratoriais.

Mesmo com capacidade total ativada de 210 leitos, a Prefeitura analisa o projeto de ampliação do HMS com a implantação de mais 90 leitos.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/contra-as-musicas-com-baixaria-pede-rei-momo-do-carnaval-2019/
Renildo também fez alertas contra o trabalho infantil
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/persistencia-apos-oito-derrotas-secretaria-executiva-vira-deusa-do-ile-aiye/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gaab-filho-de-rodriguinho-grava-dvd-na-praca-da-cruz-caida/
Com entrada gratuita, o evento contará com MC Livinho, Igor Kannário e mais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/corretor-de-imoveis-mata-taxista-com-tres-tiros-em-briga-de-transito-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ladroes-invadem-grafica-e-amarram-funcionarios-no-horto-florestal-video/
Segundo informações da polícia, 10 funcionários estavam no estabelecimento durante a ação; assista o vídeo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/correio-vai-transmitir-vitoria-x-ceara-neste-sabado-16/
Jogo começa às 16h, no Barradão, e o Leão tenta o primeiro triunfo no campeonato
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/adriana-calcanhotto-volta-ao-tca-com-a-mulher-do-pau-brasil/
Cantora faz apresentação única nesta sexta-feira (15), às 21h
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/deus-me-livre-mas-quem-me-dera-jerry-smith-vai-tocar-com-parangole-na-quinta-feira-de-carnaval/
Funkeiro é dono de hits como Bumbum Granada, Nossa Que Absurdo e Quem Me Dera
Ler Mais