Pega casaco! Salvador terá chuva pelo menos até sábado (10)

Previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 8 de novembro de 2018 às 08:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Nilson Marinho/CORREIO

A chuva que cai desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (8) não só se estenderá durante todo a tarde e a noite como, também, nos próximos dois dias. Ou seja, vai chover até sábado (10). A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que atribui as pancadas de chuvas à umidade elevada nas proximidades da costa litorânea de Salvador.  

No bairro de Ondina, onde o Instituto possui um pluviômetro, tinha chovido, até às 8h10 desta quarta, 21,8 mm. Já na Base Naval de Aratu, onde o Inmet também tem um instrumento instalado, a quantidade da chuva era de apenas 6,2mm. 

De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), a possibilidade de ocorrência de chuvas fracas a moderadas é principalmente a noite e nas primeiras horas da manhã. Essas chuvas estão associadas aos ventos úmidos advindos do oceano que são intensificados pela Alta Subtropical do Atlântico Sul. Há risco de alagamento.

"As pancadas de chuvas que atingem a cidade são devido a uma certa nebulosidade nas proximidades do litoral. Algo natural para o período do ano. Até ontem (quarta-feira) só havia chovido, desde o início do mês, 3,9 mm", explicou a meteorologista do Inmet, Cláudia Valéria.

A média de chuva para o mês de novembro, com base nos últimos 20 anos, é de 106,5 mm. Com as pancadas de chuvas desta quarta, o índice pluviométrico até agora é de 25 mm. "Até ontem não havia tido nenhum volume de chuva", acrescentou a meteorologista. 

A frente fria mais próxima da cidade está concentrada na região Sudeste do país, mas a massa de ar não deve influenciar no tempo em Salvador. A temperatura varia entre 24°C e 30°C na capital baiana.Acidentes Conforme a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), cinco acidentes foram registrados na capital, até às 17h, nesta quinta-feira (8).

Entre eles, está a queda de uma árvore sobre um carro, por volta do meio-dia, no bairro do Dois de Julho, no Centro da Cidade. O acidente aconteceu na Rua Democratas, próximo ao Clube Fantoche, e deixou a via totalmente interditada, de acordo com a Transalvador.

A pasta informou, ainda, que uma equipe da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) esteve no local e realizou a poda da árvore. A via só foi liberada por volta de 15h20.

Outros quatro acidentes deixaram três feridos. O primeiro, na Avenida Barros Reis, por volta de 10h20, quando dois carros pequenos colidiram. Ninguém ficou ferido.

Já no Viaduto Rômulo Almeida, que liga os Barris ao Dique do Torotó, uma moto e um carro bateram e deixaram uma pessoa ferida. O mesmo aconteceu na Avenida Magalhães Neto, às 13h40, na Pituba, quando outra colisão, também entre carro e moto, feriu um motociclista.

Carro e moto também colidiram na Rua Djalma Dutra, na Sete Portas, deixando outra pessoa lesionada. Em todos os acidentes com feridos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência prestou os primeiros socorros. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.

*com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier