Pela 1ª vez, mais brasileiros apoiam impeachment de Bolsonaro

Segundo Datafolha, 49% apoiam cassação e 46% são contra. Rejeição também subiu

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de maio de 2021 às 17:21

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: AFP

A nova pesquisa do Instituto Datafolha, publicada neste sábado (15), mostra que 49% dos brasileiros apoiam o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), enquanto 46% se posicionam contra a sua saída. É a primeira em que o grupo favorável ao afastamento apareceu numericamente à frente do grupo contra essa medida, de acordo com o instituto de pesquisas.

O levantamento indica ainda um crescimento da rejeição ao mandatário. Na última pesquisa, em março, 50% afirmavam se opor ao impeachment, enquanto 46% se declararam a favor. Houve, portanto, uma inversão de posições e uma situação inédita desde sua posse, em 2019.

Sobre o impeachment, na série de sondagens do Datafolha sobre o tema, chegou a ser rejeitado por 53% dos entrevistados em janeiro, ante 42% apoiando a cassação.

Apesar da vantagem numérica, a situação é de empate técnico entre as duas posições, pois a oscilação está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O Datafolha entrevistou presencialmente 2.071 pessoas em todo o Brasil nos dias 11 e 12 de maio. O nível de confiança é de 95%.

Perfis O detalhamento da pesquisa revela ainda que o apoio ao afastamento de Bolsonaro é maior entre jovens de 16 a 24 anos (57%), moradores do Nordeste (também 57%), desempregados que procuram emprego (62%) e pessoas que dizem ter muito medo do coronavírus (60%). Já entre eleitores do ex-presidente Lula, o apoio ao impeachment atinge o pico de 74%.