Pele Preta lança documentário sobre comunicadores negros de Salvador

entretenimento
20.08.2021, 17:45:00
Atualizado: 20.08.2021, 17:45:24
Fran Cardoso e Rafael Santana são idealizadores do Projeto Pele Preta e roteiristas do Àkesán (Foto: Divulgação)

Pele Preta lança documentário sobre comunicadores negros de Salvador

Além do mini doc, também serão lançados episódios de podcast em todas as plataformas

Um trabalho feito por várias mãos pretas, em um processo de acolhimento, amor e doido para colocar o melhor possível nas ruas. Em outras palavras, esse é o curta-documental "Àkesán - Pretos comunicadores", com roteiro assinado pelo jornalista Rafael Santana e a produtora Fran Cardoso, que estreia no próximo sábado (21), abordando a nova cena de comunicadores de Salvador.

A ideia do projeto é mostrar como jovens negras e negros estão utilizando novos formatos possibilitados pela internet para se comunicar com o público. O filme é dirigido por Taís Amordivino, que também dirigiu filmes como "Motriz" e o documentário "Miraildes Mota - a lendária Formiga", da HBO.

Roteirista do curta, Fran Cardoso também é fundadora do podcast Pele Preta em Salvador - que é quem realiza o projeto. Ela afirma que o curta não a tira do universo de podcasts, mas amplia seus horizontes e torna multiplataforma. 

"Foi tudo muito novo, mas muito bacana porque a gente estava num ambiente muito acolhedor. A gente trabalhou com profissionais excelentes, pretos, o que pra mim faz toda a diferença porque a gente muitas vezes se entendia no olhar, tínhamos um diálogo objetivo e ao mesmo tempo afetuoso, não havia um processo hierárquico e de opressão no set de gravação", disse Fran. 

Nessa temporada, o projeto trará entrevistas com nomes como Alane Reis, da Revista AfirmAtiva; a influenciadora e jornalista Ashley Malia; além da dupla Leanderson Gomes e Lucas Soares, do Complexo do Nordeste de Amaralina.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas