Pequenas mudanças ajudam a evitar quedas de idosos em casa

Confira dicas para evitar acidentes domésticos com pessoas mais velhas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de junho de 2018 às 08:36

- Atualizado há um ano

. Crédito: Elza Fiúza/Agência Brasil

Falta de equilíbrio, fraqueza muscular e redução da capacidade funcional são problemas comuns na vida de quem tem a idade mais avançada. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa representa atualmente 8% dos brasileiros. Em 2030, esse número deve chegar a 30%. Nesta etapa da vida, influenciada pelos problemas comuns da idade, é corriqueiro presenciar acidentes e debilidade física envolvendo idosos, principalmente quedas domésticas. Neste domingo (24), se comemorou o Dia Mundial de Prevenção de Quedas. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e incorporada ao Calendário da Saúde do Ministério da Saúde (MS) para alertar especialmente idosos sobre o risco de um acidente. O Serviço Social do Comércio (Sesc) realizou, na última semana, diversas atividades sobre o tema.

Medidas simples podem evitar consequências desagradáveis. Banheiro, quarto e sala são os lugares mais comuns de haver acidentes envolvendo pessoas mais velhas. Além desses locais, é preciso ter cuidado com a área externa da residência. As limitações na visão, audição e locomoção, além da fraqueza muscular e degenerações articulares, contribuem para que imprevistos aconteçam.

Depois de chegar à idade mais avançada, a professora aposentada Fátima Albuquerque, 65, já caiu quatro vezes. As consequências destas quedas deixaram a idosa com problemas nos joelhos. Desde então, adota medidas de segurança em casa. “Tenho muito cuidado no banheiro, coloquei as barras. Procuro usar calçados que me deem firmeza e segurança e procuro andar olhando para o chão”, explica Fátima. Para a aposentada, em áreas externas ao domicílio, o apoio de familiares é fundamental.

Carlos Gladson, educador físico, destaca o papel dos exercícios para minimizar o prejuízo nas aptidões do indivíduos. Ele reforça que a grande maioria dos idosos tem queda prevalente na força dos membros inferiores e do equilíbrio. O profissional indica, nesse casos, a prática de musculação e pilates.

Kamylle Guanabara, terapeuta ocupacional do Sesc, dá dicas de como prevenir as quedas e frisa a importância de dar protagonismo ao idoso. A profissional recomenda a redução de móveis no interior da casa, para facilitar a movimentação da pessoa de mais idade. Além da presença de luminosidade e de barras para apoio dentro do banheiros. Kamylle reforça ainda a importância de o idoso ser protagonista da própria história. “É preciso ver que há muito o que fazer e conquistar, independente da idade”, sugere a especialista.

Confira os cuidados em casa

Banheiro Retire prateleiras; coloque barras de apoio e piso antiderrapante no box; vaso sanitário e pia em cores diferentes; vaso sanitário mais alto com barras laterais.

Quarto Altura da cama entre 40 a 50 cm; tomadas e interruptores de luz próximas à cama; ter cadeira no quarto para facilitar a troca de roupas; barra de apoio ao lado da cama.  Sala Reorganize os móveis para facilitar a circulação; aparelho de som e tv com controle remoto; poltronas e sofás com apoio para o braço.

Cozinha Utensílios mais usados em locais de fácil acesso; guarde objetos leves na parte superior dos armários; durante preparo de alimentos, mantenha o cabo da panela voltado para a parte interna do fogão; não use produtos de limpeza em excesso, o chão pode ficar escorregadio  Área externa Deve ter acesso fácil, sem batentes ou escadas; caso tenha escadas, use barras nas laterais e sinalização; retirar os tapetes ou prendê-los ao chão; maçaneta grande para o idoso conseguir segurá-la.

Idosos independentes “O idoso tem família, mas essa família é uma parte de sua vida, não toda. É preciso ver que há muito o que fazer, independente da idade”, comenta a terapeuta Kamylle Guanabara 

As informações são do Jornal O Povo