Pequenos negócios da Bahia engatinham na transformação digital

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  • Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

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Estudo recentemente divulgado pelo Sebrae indica avanços dos pequenos negócios na chamada transformação digital, que envolve, entre outras coisas, mudanças de processos e cultura para priorizar o espaço virtual para manter relações com clientes e fornecedores seja para reduzir custos ou para ampliar a receita. Mas identifica também que ainda há muito espaço para ser ocupado. Segundo o levantamento, apenas 17% das micro e pequenas empresas possuem página na internet; 31% utiliza Facebook e 68% tem o WhatsApp como principal meio de comunicação.  Apesar do grande número de micro e pequenos empresários conectados no estado, cerca de 53% deles ainda fazem a gestão financeira do negócio em um caderno ou papel; apenas 21% utilizam uma planilha eletrônica. Dos empreendedores entrevistados, só 26% utilizam softwares para gerir suas empresas.

Canais - O caminho para o mundo digital das micro e pequenas empresas baianas também se mostrou na busca pela diversificação de canais para ampliação das vendas. A pesquisa apontou que 24% dos empresários entrevistados tentou vender seus produtos ou serviços pela internet. Por fim, o levantamento aponta que a internet é o principal meio de potencializar os negócios para 75% dos micro e pequenos empresários baianos, e que a rede mundial de computadores também tem grande relevância na busca por soluções, pois é nela que 41% dos micro e pequenos empresários buscam informações para resolver problemas do negócio (o Google é principal fonte de ajuda) e 16% contrataram ou tentaram contratar um serviço financeiro, como empréstimos e financiamentos, pela internet. A Pesquisa sobre Transformação Digital entrevistou 229 empresários baianos, cujos negócios estão enquadrados como empresa de pequeno porte (EPP), microempresa (ME) e microempreendedor individual (MEI). De abrangência nacional, o levantamento ouviu 6.022 empresários.       Boulevard Camaçari anuncia novas operações Às vésperas de completar 3 anos, o Boulevard Shopping Camaçari comemora a abertura de novas operações. Até o final do ano, o centro de compras vai abrigar lojas da Le Biscuit, Academia Smart Fit, Sóbrancelhas, Bahialink e Amávia. E também uma unidade do grupo Kroton, a maior rede e ensino do Brasil, que instalará no local um ponto de apoio para a realização de vestibular e acolhimento de alunos que vão ingressar em cursos do campus anexo ao shopping. E para aumentar o fluxo de pessoas, o shopping inaugurou na semana passada – em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado – uma operação do SAC Empresarial, a primeira fora de Salvador. “Neste momento de crise é importante as pessoas terem um local para receber informações sobre empreendedorismo. Quem vier até aqui, encontrará uma equipe especializada que orientará de forma detalhada sobre o processo de formalização e a importância do cumprimento das obrigações mensais e anuais para evitar irregularidades no cadastro e consequentes multas”, afirma a titular da SDE, Luiza Maia. Segundo ela, outras 11 cidades devem ganhar unidades do SAC Empresarial nos próximos meses: Santo Antônio de Jesus, Irecê, Guanambi, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, e as unidades de Barreiras e Porto Seguro, que serão temáticas com foco em Agronegócios e Turismo, respectivamente.  Logística reversa A rede Assaí Atacadista coloca em prática mais uma ação de sustentabilidade socioambiental e está recolhendo lâmpadas usadas em uma ação de logística reversa que irá contribuir para a preservação do meio ambiente. Isso por que as lâmpadas possuem em sua composição substâncias como o mercúrio, que é um metal pesado e que se não descartado de forma correta pode causar danos ao meio ambiente, como contaminação da água e do solo. Inicialmente, os coletores serão instalados em 14 pontos disponíveis em lojas nos estados de São Paulo e da Bahia. A ação é realizada em parceria com a empresa Reciclus, operadora logística que envia o material coletado para a unidade de tratamento. Cerca de 95% do material coletado é vidro que, após reciclado, pode ser transformado em novos vidros para uso não alimentar. Os pinos de latão podem ser fundidos e utilizados para produção de novos materiais, e o pó fosfórico, já livre do mercúrio, pode ser reutilizado em fábricas de cimento ou asfalto. Na Bahia, os coletores ficarão nas lojas do Assaí da Cidade Baixa, Paripe e Feira de Santana.  Tortilha baiana A Bahia é a praça escolhida pela Elma Chips – marca de snacks da Pepsico – para o lançamento exclusivo do Doritos Heatwave. Doritos é a marca da companhia para a venda de tortilhas de milho. O novo sabor das tortilhas utiliza uma nova tecnologia que passa o gosto do molho Barbecue (churrasco) e Chipotle (pimenta) numa mesma mordida. “A Bahia é um lugar muito especial e repleto de muito calor humano, cultural e, reconhecidamente, no paladar de seu povo. Nenhum lugar melhor para o nascimento de DORITOS® HEATWAVE®”, reforça Anna Carolina Teixeira, diretora de Marketing de DORITOS®. Para a executiva, a estratégia de lançar um produto inovador como DORITOS® HEATWAVE® apenas no mercado baiano reforça o posicionamento da marca: “Acreditamos em fazer as coisas de um jeito diferente, quebrando padrões. O lançamento na Bahia representa, portanto, exatamente aquilo que DORITOS® acredita, pois foge da ‘lógica’ de ações deste tipo”, diz. O lançamento vem acompanhado de uma campanha de mídia, com comercial filmado em Salvador com atores locais e peças de mobiliário urbano que já cobrem alguns relógios da Prefeitura instalados nas principais avenidas da cidade.  Sabor de natal A Perini já colocou nas prateleiras as primeiras fornadas de seu panetone. A três meses da festa, a companhia espera assar até mil unidades do produto por dia para atender todas as lojas da rede. A estimativa é vender 30 mil panetones de fabricação própria até dezembro, o que representa 20% de aumento em comparação ao ano passado. “Temos panetones artesanais muito saborosos, por isso decidimos privilegiar a nossa fabricação própria nesse ano em vez dos panetones encontrados facilmente no mercado”, afirma o gerente de Negócios da Perini, Marcelo Bueno. De fora, a Perini comercializar apenas os panetones da Mendoá, fabricante baiana de chocolate, e da Tre Marie, importada da Itália.  Força na peruca Após 20 anos de trabalho de pesquisa e desenvolvimento a mineira Soft Hair colocou no mercado o Bioplex, considerado o primeiro cosmético brasileiro com índice de nascimento superior a 40% de novos fios e redução da queda do cabelo em 26%. O produto conta com validação do Centro Paulista de Pesquisa e Avaliação Dermatocosmética (CEPAD) e foi aprovado por diversos testes e avaliações e está sendo comercializado em todo o país. A Bahia é apontada pela empresa como um mercado prioritário para o Bioplex, já que representa cerca de 10% de todas as suas vendas. Por aqui, a Soft Hair contabiliza mais de 200 pontos de vendas e 12 empregados diretos na área de venda.      FIQUE POR DENTRO  Programação mental - O 13º Congresso da ABRH vai reunir profissionais de Gestão de Pessoas da Bahia e outros estados para discutir temas ligados à quarta revolução industrial. Com o tema “Pessoas e Organizações em um Mundo Exponencial”, o evento conta com palestras, workshops, painéis e minicursos. As inscrições podem ser feitas através do site do congresso (https://www.abrhba.org.br/13ocongresso).  Um dos palestrantes já confirmados é o especialista em coolhunting e consultor em transformação digital com foco em pessoas, Rafael Comenale, que vai falar sobre mindset (programação mental) digital.  Conscientização - Para contribuir com a campanha mundial de conscientização Outubro Rosa e reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Obrigado – marca baiana de água e produtos à base de coco –, revestirá de rosa 400 mil embalagens da Água de Coco Natural (1L). Para ampliar o engajamento da conscientização sobre o câncer de mama, que é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a Obrigado também irá apoiar a 6ª Caminhada e Corrida Outubro Rosa do NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia). Organizada pela equipe Tuchê Runners, a atividade acontecerá no dia 21 de outubro (domingo), às 7h30, no Parque da Cidade, em Salvador. A agenda de ações ainda prevê uma série de posts sobre o assunto nas redes sociais da marca (@obrigadonatural), que conta com mais de 200 mil seguidores, para intensificar a conscientização.      Reconhecimento – A Odebrecht Engenharia & Construção acaba de ser laureada com o prêmio de Honra ao Mérito no Global Best Projects Awards 2018 pela obra do trecho 7 da Linha 5 do metrô de São Paulo, realizada em consórcio coma OAS e a Queiroz Galvão. O Global Best Projects é considerado o Oscar da engenharia mundial, reconhecendo anualmente as mais relevantes obras realizadas em todo o mundo.

Feliz - Duas instituições da Bahia serão beneficiadas com os recursos angariados na campanha McDia Feliz 2018: o Hospital Martagão Gesteira e o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC-Bahia), ambas de Salvador. Neste ano, a McDonald´s,maior rede de fast food do mundo, realizou no Brasil a 30ª edição do McDia Feliz no dia 25 de agosto. O evento arrecadou um total de R$ 24,6 milhões que vão projetos de saúde e bem-estar de crianças e famílias, sob orientação do Instituto Ronald McDonald, e educação de alunos de todas as partes do Brasil, coordenados pelo Instituto Ayrton Senna.

Nordeste – Acontece até hoje campanha das redes de supermercado Extra e Pão de Açúcar em comemoração ao Dia do Nordestino. As lojas das marcas espalhadas pelos 9 estados da região estão oferecendo – desde o último dia 4 – descontos especiais em uma série de produtos regionais e nos de marca própria, como Qualitá, Finlandek e Taeq. É o segundo ano consecutivo que o Extra dedica uma semana de ofertas arrasadoras para celebrar a data. Em 2017, a campanha contribuiu para aumentar as vendas regionais da rede em 6% no comparativo com o mesmo período do ano anterior. Para este ano, a expectativa é superar as vendas do período passado. O Dia do Nordestino foi oficializado com a lei nº 14.952, de 13 de julho de 2009 e homenageia o centenário do poeta popular, compositor e cantor Antônio Gonçalves da Silva, mais famosos como Patativa do Assaré.      *É editor de Economia e Negócios do CORREIO*