Pergunte ao Comandante: Como é calculado o abastecimento do avião? É mais seguro viajar em aeronave grande?

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de junho de 2017 às 16:00

- Atualizado há um ano

- Prezado comandante, como é calculado o abastecimento do avião? Eu fiquei meio receoso de viajar depois do acidente com o time da Chapecoense. Isto poderia acontecer com alguma companhia grande?Absolutamente não! O que aconteceu na ocasião nunca acontecerá com um avião de companhia de transporte aéreo regular no Brasil. O abastecimento mínimo é a soma do combustível necessário para ir ao destino, acrescido de 10% para contingências, mais o combustível para o destino alternado mais distante proposto no plano de voo e mais o combustível para 30 minutos de espera em baixa altitude. É claro que tanto a empresa quanto o comandante podem aumentar a quantidade, caso percebam ser necessário, como no caso de mau tempo ou excesso de tráfego na rota.

- Um avião grande é mais seguro que um avião pequeno?Existe uma crença que um avião maior é mais seguro, porém isto não é necessariamente verdade. Há vários ótimos aviões executivos, extremamente seguros. Muitos deles têm até mais equipamentos do que um avião comercial. Eu diria que o treinamento da tripulação tem muito mais a dizer sobre a segurança do que o equipamento voado.

- Se alguém morrer em pleno voo, o senhor continua o voo ou vai pra cidade mais próxima?Não existe um procedimento para essa situação. Se a pessoa tem chance de sobreviver, pousaria no aeroporto mais próximo. Mas se vier a falecer em voo, com a morte sendo dada como certa por um médico a bordo, é possível seguir viagem. Mas há variantes a se considerar, como, por exemplo, se haverá como deixar o corpo em um assento apropriado e longe dos demais passageiros. Caso não haja, para evitar problemas a bordo, eu optaria por uma escala adicional para os procedimentos.

*Ricardo Oliveira é comandante