Perspectivas de crescimento para o setor

Por Cláudio Cunha*

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O mercado imobiliário vive tempos de movimentação e perspectiva para retomada do crescimento. De acordo com levantamento realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Senai Nacional, o segundo trimestre deste ano indicou um aumento de 20% nos lançamentos imobiliários e de 32% na venda de imóveis.

O levantamento vai ao encontro da Pesquisa do Mercado Imobiliário da Bahia, realizada pela Ademi-BA e apresentada para a  imprensa na última terça-feira (16). Segundo dados da pesquisa, o período que vai de abril a junho concentra o maior número de unidades vendidas no estado este ano. A previsão é que, até o final do ano, as vendas cheguem até 7%.

A pesquisa indica também que o primeiro semestre de 2018 registrou venda de mais de 4 mil imóveis na Bahia, sendo que aqueles de dois quartos lideram o ranking das unidades vendidas, lançadas e disponíveis no estado. Em Salvador, o montante dos últimos dez anos representa 69%, seguido pelos imóveis de três quartos, com 20%.

Ainda na capital baiana, Imbuí, Piatã, Patamares, Jardim Armação e Caminho das Árvores são os bairros que mais vendem imóveis residenciais. Verifica-se também uma expansão do mercado imobiliário para o interior baiano, em cidades como Feira de Santana, Camaçari, Alagoinhas, Cruz das Almas, Jequié, Jacobina, Mata de São João e Esplanada.

No interior, a procura é dominada por imóveis econômicos, com dois quartos. O percentual é de 100%. Nesse cenário, podemos elencar aqui alguns motivos favoráveis para investir na compra da casa própria atualmente. O primeiro deles é a pequena disponibilidade de imóveis no mercado baiano, o que gera preços mais atrativos para o cliente. 

O segundo motivo está relacionado à reativação da linha de crédito pró-cotista, com a inclusão de novos bancos (Caixa Econômica, Bradesco e Santander). Isso significa um volume maior de crédito para financiar a compra da casa própria, uma vez que a linha oferece os menores juros do mercado: a partir de 7,85% ao ano.

Outro fator demonstra que o momento é favorável: a taxa Selic mais baixa, com 6,5%, a menor taxa de juros da história. Além disso, a inflação está abaixo da meta, em 3,49%. Isso faz com que o nível de relevância de investimento em imóvel cresça. Com a Selic mais baixa, o imóvel representa uma boa opção de investimento. 

No caminho que visa a recuperação do setor, o fortalecimento da economia e a aposta em novos lançamentos, o mercado continua buscando estabilidade política, econômica, segurança jurídica e pontuando as conquistas que cooperam para tais avanços, a exemplo do   novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), a nova Lei do Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo (Lous),  novo Código de Obras, o Programa de Certificação Sustentável em edificações, denominado de IPTU Verde e o Licenciamento Ambiental.

Por isso, a Ademi-BA segue investindo em ações de incentivo ao mercado e nos preparamos agora para mais um Salão Imobiliário, que acontece este ano, de 7 a 11 de novembro, no Salvador Shopping. O maior evento presencial de vendas de imóveis do mercado baiano chega à sua 11ª edição este ano e vem com um novo conceito.

Assim,  a realização do Salão Imobiliário estará alinhada com a política de inovação que estamos adotando desde o início de nossa gestão e já demonstrada na Semana M² e no lançamento do portal M² Bahia. É mais um passo que damos rumo à recuperação e ao fortalecimento do nosso setor.

*É presidente da Ademi-Ba