Pescadores e quilombolas ocupam sede do Incra

Manifestantes reivindicam a titulação de terras quilombolas no estado e a intermediação do órgão com outras secretarias

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de junho de 2011 às 14:30

- Atualizado há um ano

Redação CORREIO

Desde a manhã desta segunda-feira (6) cerca de 600 pescadores e quilombolas de diversas regiões da Bahia ocupam a sede regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-Ba), em Sussuarana, em Salvador.

Os manifestantes reivindicam a titulação de terras quilombolas no estado e a intermediação do órgão com outras secretarias com o objetivo de garantir investimentos na pesca artesanal.

No entanto, segundo a assessoria de comunicação do Incra, o superintendente regional do órgão, Luiz Gugé, constatou em reunião com os manifestantes na manhã de hoje que 80% das reivindicações não têm governabilidade com o Incra. De acordo com Maricélia Lopes, que faz parte da coordenação do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais, não há data prevista para a desocupação do prédio. “Vamos ficar aqui até que as pautas sejam atendidas. Não tem dia para sair. Não dá mais para ficar na comunidade esperando promessas. A partir de agora decidimos intensificar ainda mais as ações”, diz.

Além do Incra, eles também possuem demandas com outros órgãos como Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Ministério da Pesca e Agricultura (MPA), a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e a Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri). Ocupam a sede do Incra pescadores e quilombolas de Juazeiro, Pilão Arcado, Extremo Sul, Ilha de Maré e Recôncavo Baiano.Regularização de quilombolasEm nota, o Incra informa que, em relação às reivindicações, cabe ao órgão a regularização de territórios quilombolas. Dentre as áreas citadas pelas lideranças, encontram-se três territórios: São Francisco do Paraguaçu (em fase de recurso junto à Justiça), Ilha de Maré e Maragogipe que estão em fase de finalização dos Relatórios Técnicos de Identificação e Delimitação (RTID’s).