Pesquisadores criam cimento ecológico a partir do caroço de azeitona

Produto desenvolvido por estudiosos da Unesp e da UPV é alternativa sustentável aos cimentos convencionais

  • Foto do(a) author(a) Murilo Gitel
  • Murilo Gitel

Publicado em 14 de dezembro de 2017 às 16:04

- Atualizado há um ano

Um novo tipo de cimento, produzido a partir da cinza do caroço de azeitona e dos resíduos procedentes de altos-fornos, foi desenvolvido recentemente por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade Politécnica de Valência (UPV), da Espanha. A inovação – pioneira ao utilizar esse tipo de materiais - representa uma alternativa mais sustentável aos cimentos usados atualmente.

O estudioso Jordi Payá, do Instituto de Ciência e Tecnologia do Concreto (ICITECH) da UPV, afirmou à agência de notícias EFE que o novo produto se destaca, especialmente, pela baixa pegada de carbono e por causar um impacto menor ao meio ambiente. Segundo ele, o trabalho abre uma nova via de negócio para o aproveitamento e a valorização energética dessa biomassa.

De acordo com o pesquisador, o processo para a fabricação é "muito simples": o resíduo da combustão dos caroços e das outras partículas é moído, a dose adequada de um e de outro é estabelecida e tudo é misturado com água.

O novo cimento apresenta também bom desempenho mecânico, pois tem resistência suficientemente elevada para a aplicação na construção (300 quilos por centímetro quadrado para compressão), especialmente em pré-fabricados.

Menos carbono

Entre as novidades da inovação, os pesquisadores ressaltaram a substituição do reativo químico (caro e com significativa pegada de carbono) necessário em outros cimentos de ativação alcalina analisados anteriormente pela cinza do careço da azeitona.

"O nosso trabalho agora está focado em melhorar a fórmula para obter melhor desempenho e estudar a durabilidade e opções de aplicação", revelou Payá.