Petrix Barbosa desabafa após denunciar abuso de treinador

Ele denunciou ater sofrido abuso sexual do treinador Fernando de Carvalho Lopes

  • D
  • Da Redação

Publicado em 30 de abril de 2018 às 19:09

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução/Instagram

O ginasta Petrix Barbosa escreveu uma mensagem em seu Instagram após denunciar, em reportagem feita pelo Fantástico, da TV Globo, ter sofrido abuso sexual do treinador Fernando de Carvalho Lopes.

Em seu perfil, Petrix publicou. "Acredito que tudo vai dar certo! Ser forte não é o quanto você aguenta apanhar calado. Ser forte é conseguir levantar, encarar e ver que realmente a união faz a força! Sejam fortes! Acredito que tudo vai dar certo!".

Petrix contou que os abusos começaram quando ele tinha 10 anos e duraram até ele sair do Mesc, em São Bernardo do Campo, aos 13 anos. Diversos seguidores enviaram mensagens de apoio ao ginasta que, junto com pelo menos outros 42 garotos, sofreram abusos e assédios.

"Parabéns pela coragem, todos estamos contigo. Tua atitude fez a diferença, deu rosto e voz ao pedido de que molestadores não fiquem impunes. Mostrou que não só como atleta, mas como indivíduo és um cara exemplar", escreveu um seguidor.

"Parabéns pela sua força, Petrix! Que todas as pessoas vítimas de abuso não se omitam e tenham essa coragem! Tudo dará certo!", disse outro.

Após a reportagem, o treinador foi afastado do clube que trabalhava em São Bernardo do Campo, mesmo após 2 anos da primeira denúncia.

Petrix falou da força para denunciar seu ex-treinador:"Eu sabia de boatos, de meninos de orfanatos, que eram amigos, que tinham o mesmo problema. Mas como você vai fazer alguma coisa? Não sei. Não sabia o que fazer durante toda a minha carreira. Eu pensava: 'Agora não posso porque tenho esse momento. Deixa para lá, agora já não é problema meu'. Mas, hoje em dia, que eu já sei de muito mais coisas que aconteceram, coisas muito mais absurdas, pior do que comigo, talvez se eu tivesse ficado mais tempo teria acontecido comigo, sem dúvidas. Até onde eu permitisse ou até onde eu não cometesse uma loucura como outros atletas chegaram a fazer. Até minha família, meu pai. E eu consegui evitar isso a tempo, consegui tocar a minha carreira. E sei que nem todo mundo conseguiu. E vi que muita gente não conseguiu tocar a carreira, gente até mais talentosa que eu, ou com potencial gigante", disse Petrix.