PF faz operação em 5 estados contra quadrilha de Fernandinho Beira-Mar

São cumpridos 35 mandados de prisão, 27 de condução coercitiva e 86 de de busca e apreensão. Um dos filhos e uma irmã do traficante foram presos na Paraíba e no Rio de Janeiro

Publicado em 24 de maio de 2017 às 09:02

- Atualizado há um ano

Desde às 6h desta quarta-feira (24), a Polícia Federal realiza operação em cinco estados contra a quadrilha do traficante preso Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar. Ao todo, estão sendo cumpridos 35 mandados de prisão e 27 de condução coercitiva e 86 de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraíba, Rondônia, Mato Grosso do Sul e também no Distrito Federal.

Já foram presos, nesta manhã, um dos filhos do traficante na Paraíba, um braço-direito dele no Ceará e a irmã do criminoso, Alessandra da Costa, em Duque de Caxias.

Mesmo preso na Penitenciária Federal de Porto Velho, em Rondônia, Fernandinho Beira-Mar continua a liderar e comandar esquemas da quadrilha por meio de mensagens escritas em papel, e chegou a movimentar R$ 9 milhões de reais nos últimos dois anos. As informações foram descobertas em uma investigação da PF que durou um ano e meio.

De acordo com as investigações, o traficante controla venda de cigarros, abastecimento de água, máquinas de caça-níquel, venda de botijões de gás, cesta básica e mototáxi em três comunidades de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense: a favela Beira-Mar, Parque das Missões e Parque Boavista.PF faz operação em 5 estados contra quadrilha de Fernandinho Beira-Mar, preso desde 2006 (Foto: AFP)Preso desde 2006, esta é a segunda investigação que ocorre após a prisão do traficante. Em 2007, a operação Fênix descobriu que a mulher de Fernandinho Beira-mar, a Jacqueline Alcântara de Morais, era sua sucessora nos comandos da quadrilha, e que ele mantinha o fornecimento de maconha e cocaína para favelas do Rio de Janeiro. 

Fernandinho Beira-Mar foi condenado e 2015 a 120 anos de prisão ter liderado em 2002 uma guerra de facções dentro do presídio se segurança máxima Bangu I, na Zona Oeste do Rio, que matou quatro rivais do traficante.

Mas, ao todo, ele acumula 15 condenações e soma cerca de 320 anos de prisão por crimes como homicídios, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e formação de quadrilha.