PF investiga grupo que fez oferta falsa de 200 milhões de vacinas ao governo federal

7 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos

Publicado em 25 de março de 2021 às 09:12

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marcelo Casall / Agência Brasil

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta quinta-feira (25), sete mandados de busca e apreensão contra um grupo suspeito de oferecer ao Ministério da Saúde, de forma fraudulenta, 200 milhões de doses de vacinas contra covid-19. Os criminosos se apresentavam como representantes de "um grande consórcio farmacêutico".

A denúncia partiu do próprio ministério. A investigação apontou ao menos dois suspeitos que, por meio de duas empresas, apresentaram credenciais falsas e afirmaram ter exclusividade para a comercialização do lote.

Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Paracatu, em Minas Gerais, e Vila Velha, no Espírito Santo, a mando da Justiça do Distrito Federal. Até agora, segundo o G1, ninguém foi preso.

Ainda de acordo com a PF, além do Ministério da Saúde, a oferta fraudulenta de vacinas também foi feita a outros órgãos públicos.

A operação, batizada de "Taipan" apura crimes de associação criminosa, estelionato contra entidade pública, além de falsificação de documentos e de produto destinado a fins medicinais.