PIB da Bahia aumenta 1,2% no segundo semestre de 2018

Dados são em comparação com mesmo período do ano passado

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2018 às 14:48

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Ascom

O Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia aumentou 1,2% no segundo semestre de 2018, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados nesta terça-feira (4) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Comparando com o trimestre imediatamente anterior, a variação foi de 0,4%. Em todo país, o aumento foi de 1%, comparando com o segundo semestre de 2017. 

De acordo com os dados do SEI, tiveram altas o setor da agropecuária (17,8%) e serviços (0,3%). Já a indústria teve queda de 1,9%.

A alta na agropecuária é puxada pelo desempenho positivo de culturas que têm grande peso na atividade econômica do estado, como a soja, que teve expansão de 12,3% na produção, algodão (37,1%), milho (18,3%) e cana de açúcar (44,8%). 

Já o setor industrial segue em retração. O destaque negativo ficou por conta da atividade da transformação, que teve queda de 1,2%, puxado pela baixa em produções importantes como minerais não metálicos e outros produtos químicos. A construção civil teve taxa negativa de 4,8%, o que é justificado especialmente pelas poucas ofertas de novos empreendimentos. A extração mineral caiu 1,4%, número explicado pela redução da Petrobras na produção de petróleo e gás.

Nos serviços, a ligeira alta foi puxada pela administração pública, com avanço de 2,1%. Áreas importantes do setor, como comércio (- 1,4%) e transportes ( - 3%) registraram quedas.