Piero Ferrari: 'Schumacher não está morto, mas não se comunica'

Vice-presidente da escuderia italiana revelou informações sobre o estado de saúde atual do piloto

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de outubro de 2021 às 13:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: Shutterstock/Reprodução

Desde que Michael Schumacher sofreu um grave acidente enquanto esquiava, em dezembro de 2013, as informações sobre seu estado de saúde são escassas. A família preferiu manter a privacidade sobre o assunto, e não dá detalhes sobre a situação atual do heptacampeão da Fórmula 1.

Em meio a todo o mistério, Piero Ferrari trouxe uma pequena novidade sobre o ex-piloto. O atual vice-presidente da Ferrari e filho de Enzo Ferrari, fundador da escuderia italiana, protestou contra o fato de Michael ser sempre falado no passado, lembrando que o alemão está vivo."Lamento que hoje falemos dele como se ele estivesse morto. Ele não está morto, ele está entre nós, mas Schumacher não consegue se comunicar", disse Piero, em entrevista à Gazzetta dello Sport.“Tive o prazer de ter Schumacher como meu convidado em casa e de beber uma garrafa de vinho tinto como ele. Ele gostou muito desses momentos de intimidade e tranquilidade. É uma pessoa simples, clara, precisa, uma personalidade muito linear", falou.

Atualmente, Michael está em uma mansão da família, sob forte esquema de segurança. Apenas poucas pessoas estão autorizadas a entrar, e é preciso ter a permissão de Corinna Bresch, esposa de Schumacher. Não está claro se Piero Ferrari conseguiu visitar o ex-piloto após o acidente.

Havia a expectativa que o documentário sobre o heptacampeão, lançado no dia 15 de setembro, na Netflix, trouxesse alguma atualização sobre seu estado de saúde. Mas a família de Michael, que deu entrevista, manteve a postura e não entrou em detalhes."É claro que sinto falta de Michael todos os dias. Mas não sou só eu que sinto falta dele: os filhos, a família, o pai dele, todos ao seu redo. Todo mundo sente falta de Michael, mas Michael está aqui. De maneira diferente, mas ele está aqui, e isso nos dá força, eu acho", afirmou Corinna."Moramos juntos em casa, fazemos terapia. Fazemos tudo o que podemos para deixar Michael melhor e para que ele se sinta confortável e simplesmente para fazê-lo sentir nossa família, nosso vínculo. E não importa o que aconteça, farei tudo o que puder. Todos nós iremos", seguiu.

A esposa de Michael ressaltou que a privacidade sempre foi algo valorizado pelo ex-piloto, justificando o mistério em torno de sua saúde.

"Estamos tentando continuar como família do jeito que Michael gostava e ainda faz. Estamos seguindo com nossas vidas. 'Privado é privado', ele sempre dizia. É muito importante para mim que ele possa continuar a desfrutar de sua vida privada tanto quanto possível. Michael sempre nos protegeu, agora estamos protegendo Michael", explicou.

Em dezembro de 2013, o ex-piloto descia por uma pista de esqui nos Alpes franceses quando caiu e bateu a cabeça. Na época, o boletim médico mencionava um traumatismo craniano e informava que o alemão, que tinha 44 anos, estava em coma.

Schumacher é dono de 91 vitórias e sete títulos mundiais na Fórmula 1, recordista absoluto de triunfos até o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, quebrar a sua marca de triunfos em 2020. O alemão teve duas passagens pela categoria; entre 1991 e 2006 por Jordan, Benetton e Ferrari, e entre 2010 e 2012 pela Mercedes.