Pioneirismo e atendimento de alta complexidade na ortopedia do Hospital Santa Izabel

Dados epidemiológicos mostram aumento de lesões ortopédicas na população

Publicado em 8 de agosto de 2017 às 11:08

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/Santa Casa

.iframe {width:540px; margin:0 auto;} Artroses, tendinites, entorses, calcificações, rupturas de tendões e ligamentos, fraturas, inflamações, hipertrofias, distensões musculares, desvios na coluna e dores crônicas. Os problemas e lesões ortopédicas são muitos e costumam levar um grande contingente de crianças, adolescentes, adultos e idosos diariamente a procurar um especialista para curar ou atenuar as dores, limitações e incômodos causados por essas patologias.

Basta conferir os dados epidemiológicos ou mesmo uma visita rápida ao setor de ortopedia de um hospital de grande porte para perceber que o ritmo de vida moderno, combinação de rotina sedentária com eventuais atividades de impacto e até o uso excessivo de algumas tecnologias, tem aumentado a incidência de lesões ortopédicas na população.

Para prestar uma assistência qualificada e resolutiva a esses pacientes, o Hospital Santa Izabel (HSI), da Santa Casa da Bahia, localizado em Salvador, conta com um bem estruturado Serviço de Ortopedia e Traumatologia. Ele reúne 36 profissionais médicos capacitados em oito especialidades, além de modernos equipamentos e equipe multidisciplinar qualificada para o atendimento das lesões ortopédicas.

O chefe do Serviço de Ortopedia do Santa Izabel, o médico Flavio Robert Santana, acrescenta que a equipe profissional da unidade pratica ortopedia-traumatologia moderna, eficaz, humana e resolutiva. “Temos uma das melhores estruturas técnicas e profissionais do setor ortopédico da Bahia e plenas condições de realizar procedimentos de alta complexidade e diagnósticos precisos com equipamentos avançados de exame por imagem. Além disso, trabalhamos de forma integrada com o corpo clínico do hospital”, assegura Flávio Santana. Serviço de Ortopedia do HSI conta com equipe especializada e equipamentos de última geração (Foto: Acervo Santa Casa da Bahia) O médico também ressalta o pioneirismo do núcleo – o primeiro a usar tântalo, um metal poroso que substitui o osso – e o volume expressivo de atendimentos. Somente no ano passado foram realizadas uma média de 200 cirurgias/mês no Hospital Santa Izabel para pacientes de convênio de saúde suplementar, SUS e particulares.

Longevidade - O Hospital Santa Izabel vem cada vez mais atendendo idosos portadores de fraturas osteoporóticas (ombro, coluna, quadril e punho), devido ao aumento da

longevidade das pessoas. Com o envelhecimento da população, a equipe de ortopedistas do hospital tem registrado uma procura maior por atendimento em decorrência de artrose - o desgaste da cartilagem que reveste as articulações e juntas.

Os ortopedistas do Santa Izabel são especialistas em cirurgias de alta complexidade, atuando com excelência também nas intervenções de pequeno e médio porte. No hospital são realizadas semanalmente dezenas de cirurgias eletivas (programadas) de pacientes com artrose em quadril e joelhos, as chamadas artroplastias, que é a substituição de uma articulação severamente desgastada (artrose grave) por uma articulação artificial com componentes de metal e polietileno.

Outros diferenciais do Santa Izabel são o Programa de Residência Médica em Ortopedia, que atualmente reúne 26 residentes, e o Grupo de Oncologia Ortopédica, referência nacional nesse atendimento. Depois do Estado de São Paulo, esse grupo é o que mais opera nessa sub-especialidade (oncologia ortopédica) em todo o país.

O Santa Izabel também foi o primeiro na Bahia a realizar a cirurgia de hemipelvectomia, que preserva os membros inferiores do paciente. Esse procedimento é necessário em casos de tumores malignos primários e benignos agressivos na região pélvica.

.iframe {width:540px; margin:0 auto;}

Assinantura Estudio Correio
O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.