Pioneiro do Cinema Novo, baiano Rex Schindler morre aos 99 anos

entretenimento
20.09.2021, 17:45:40
Atualizado: 20.09.2021, 19:47:17
(Reprodução)

Pioneiro do Cinema Novo, baiano Rex Schindler morre aos 99 anos

Integrou o movimento ao lado de Glauber Rocha, Roberto Pires e Oscar Santana; enterro aconteceu nesta segunda (20)

Perto de completar seu centenário de vida, um dos mais consagrados e importantes nomes da história do cinema brasileiro, o produtor e diretor Rex Schindler morreu aos 99 anos, na madrugada desta segunda-feira (20), de falência múltipla dos órgãos. Ele deixa cinco filhos, quatro netos, 18 bisnetos e dois tetranetos. O cineasta foi enterrado hoje no cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas, em Salvador.

Rex Schindler é filho de pai alemão, Sigismund Schindler, e de mãe baiana, Erudina Alves dos Santos, formou-se em medicina, em 1936, contudo foi no cinema que encontrou a sua vocação. No campo da sétima arte atuou como roteirista, argumentista, produtor e diretor.

Ao longo da sua carreira produziu e escreveu filmes como Tocaia no Asfalto (1962) e o documentário Bahia, Por Exemplo (1969), Além disso, foi responsável por roteirizar o longa A Grande Feira, dirigido por Roberto Pires e ambientado em Água de Meninos, na capital, produção considerada um marco na filmografia baiana por conta da linguagem e temática. A trama conta a história do sindicalista Neco, da prostituta Maria da Feira e do assassino Chico Diabo.

O cineasta baiano também foi um ativista no Movimento do Cinema Novo ao lado de grandes e consagrados nomes como Glauber Rocha, Roberto Pires, Braga Neto e Oscar Santana.


***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas