Pista auxiliar do aeroporto é reaberta e receberá aviões de grande porte

Boeing 737 e Airbus 320 poderão usar pista, que passava por obras desde abril

Publicado em 3 de outubro de 2018 às 12:08

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/Vinci Airports

A pista auxiliar 17/35 do Aeroporto Internacional de Salvador foi reaberta para operações nessa terça-feira (2). Desde abril, o local passava por intervenções previstas no contrato de concessão. Com as obras, o local, que hoje recebe aeronaves de pequeno porte, como helicópteros e jatinhos, poderá receber também aeronaves de maior porte.

No entanto, isso só vai ocorrer depois que for concluído o processo de atualização cadastral realizado junto ao Departamento de Controle Aéreo (Decea) e à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Com isso, a pista auxiliar estará apta a receber aeronaves de maior porte, cuja envergadura pode chegar a 36 m, como o Boeing 737 e o Airbus 320. 

Dessa forma, a expectativa é de que voos comerciais que atualmente operam apenas na pista principal do Aeroporto de Salvador possam também pousar e decolar na pista 17/35. Isso vai garantir um tráfego mais fluido de aeronaves e a manutenção dos voos nas etapas em que houver intervenções na pista principal. Antes da reforma, a pista auxiliar realizada entre 30 e 40 operações por dia.

Entre as melhorias realizadas na pista estão adequação da faixa de pista e da faixa preparada da pista de pouso e decolagem, implantação de acostamentos das principais taxiways e da área de segurança de final de pista – conhecida como Resa (Runway End Safety Area) – em ambas as cabeceiras. Essas mudanças conferem mais segurança às operações. Foto: Vinci Airports/Divulgação Melhorias na pista principal As intervenções na pista principal estão divididas em três etapas. A primeira contempla delimitação da área de segurança de final de pista (Resa), ajustes na faixa de pista, bem como recapeamento, melhorias no acostamento e na sinalização horizontal nos 900 m finais da pista.

As obras incluem ainda intervenção na taxiway A, uma das pistas destinadas à movimentação das aeronaves, paralela à área de pousos e decolagens.

As mudanças fazem parte do cronograma de obras previsto no contrato de concessão do Aeroporto em que a Vinci Airports assumiu a gestão das operações. As obras estão divididas em duas fases (1B e 1C), nos próximos quatro anos. A primeira foi iniciada em abril de 2018 e tem previsão de conclusão em outubro de 2019. A segunda tem conclusão prevista para outubro de 2021.

Esta primeira fase envolve ampliação e modernização do terminal de passageiros existente, mudanças no embarque e desembarque, modernização de banheiros e fraldários, melhorias na sinalização, instalação de novos sistemas de ar condicionado e ventilação, adequação na infraestrutura na área das aeronaves, entre outras melhorias.

Atualmente, o Aeroporto de Salvador tem capacidade de 28 operações (pousos e decolagens) por hora, considerando as pistas auxiliar e principal. Ao todo, o terminal realiza, em média, 210 operações de pouso e decolam diariamente.