Pistola usada em tentativa de assalto a banco na Vitória pertencia a PM

Três suspeitos ainda estão foragidos

  • Foto do(a) author(a) Milena Hildete
  • Milena Hildete

Publicado em 11 de outubro de 2017 às 18:03

- Atualizado há um ano

. Crédito: .
Os policias da Rondesp chegaram na agência depois que a gerente acionou o alame por Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO

Uma das armas utilizadas na tentativa de assalto ao banco Santander, no Corredor da Vitória, no início da manhã desta quarta-feira (11), pertencia a um policial militar. A informação foi divulgada durante coletiva, quando os dois suspeitos presos foram apresentados, no auditório do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Pituba. Outros três envolvidos no ataque ao banco são procurados.

“Eles (suspeitos) estavam com uma pistola ponto 40 e um revólver calibre 357. Nós verificamos que essa pistola pertence a um PM. Estamos averiguando em quais circunstâncias essa arma foi parar na mão desses marginais, mas provavelmente esse policial foi vítima de assalto, porém isso ainda será averiguado", explicou o major Edmundo Assemany, da Rondesp Atlântico.

A informação sobre a origem da arma foi também confirmada pelo delegado Paulo Guimarães. do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco). "A arma não era da PM (corporação). Era uma arma pessoal do policial", disse, sem dar detalhes sobre a identificação do PM ou da circunstância do roubo da arma.  Os acusados foram apresentados à imprensa no ínicio da tarde desta terça (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) Os suspeitos presos, identificados apenas como Gilmar e Ismael, são do bairro de São Caetano e estavam acompanhados por mais três homens - que conseguiram fugir.

[[galeria]]

Ainda segundo o major Assemany, uma guarnição da 11ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Barra) foi ao local depois que o alarme foi acionado.

Os outros três suspeitos, que ainda estão foragidos, estavam dentro de uma caminhonete Ford Ranger, de cor cinza. O acusado que se identicou como Ismael, segundo o delegado, ainda é suspeito de participar de um assalto a uma loja de departamento, há três meses.

A dupla detida deve responder por roubo qualificado.

Tensão A negociação entre a polícia e acusados durou cerca de 20 minutos. Durante esse período, a gerente do banco, duas funcionárias, um segurança e mais três clientes, que estavam no autoatendimento, foram mantidos como reféns.

Para polícia, os acusados tinham objetivo de levar o dinheiro que ficava guardado nos caixas. “As jóias, os celulares e o dinheiro encontrados com as vítimas foi um extra”, diz o major Assemany.

Caso Calçada Para o  delegado Guimarães, a tentativa de assalto desta quarta não tem relação com o roubo a outra agência do Santander, no bairro da Calçada, em Salvador, na terça-feira (10). "Inicialmente não há associação com os dois casos. O roubo no Santander da Calçada foi praticado por outros criminosos, dois dele são de fora do estado”, afirmou. Três pessoas já prestaram depoimentos até agora.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), até o dia 31 de agosto deste ano, 61 casos de assaltos a bancos foram registrados na Bahia. Desse número, 16 registros foram em Salvador, de acordo com o Sindicato dos Bancários da Bahia.