Plano de Mobilidade terá foco em ciclovias e áreas para pedestres

Texto será votado quarta-feira na Câmara de Salvador

  • Foto do(a) author(a) Luan Santos
  • Luan Santos

Publicado em 2 de julho de 2018 às 15:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Secom Salvador/ Divulgação

A Câmara Municipal de Salvador vai votar, na quarta-feira (4), o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Salvador (Plamob), que traz uma série de diretrizes para transporte público na capital baiana. Duas das principais vertentes que constam no documento são o incentivo à implementação de ciclovias e à mobilidade para pedestres em toda a cidade, segundo o secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota. 

"Temos estas duas vertentes muito fortes, além do próprio transporte público. O plano está integrado com o planejamento estratégico da cidade, prevê uma série de investimentos, com um foco muito grande nestas vertentes", afirmou. O texto já foi aprovado pelas comissões temáticas da Câmara, inclusive a de Transportes. 

"A partir dessa lei, o Plamob será regulamentado via decreto do prefeito ACM Neto. O plano já prevê projetos que já estão consolidados e assegurados financeiramente, a exemplo das linhas do sistema metroviário, a implantação de sete linhas de BRT, o VLT do Subúrbio, além de outras propostas de impacto para melhorar a conectividade viária, favorecendo ainda pedestres e ciclistas, por exemplo", declarou Mota, durante o cortejo do Dois de Julho. 

Segundo ele, um dos grandes legados do Plamob para a cidade é essa integração entre todos os projetos já prontos ou em andamento na capital baiana. Mota também destacou que o plano será revisto a cada dez anos, para, assim, acompanhar as etapas de transformação da cidade. 

No quesito transporte público, por exemplo, o plano prevê investimento gradual em ônibus elétricos na capital. Contudo, não há um prazo para que estes veículos comecem a operar. "É um plano sustentável, que leva em conta todo o planejamento do município, desde as novas vias até os planos inclinados", complementa.  

Para a elaboração do Plamob, a Secretaria de Mobilidade (Semob) promoveu workshops e encontros com a presença de vários setores da sociedade, a exemplo de representantes de empresas de ônibus, gestores do sistema metroviário, grupos de incentivo ao ciclismo, conselhos de arquitetura, engenharia e urbanismo, além de integrantes da sociedade civil.