PM adotará vídeo de agressão a adolescente como exemplo de conduta inadequada

Imagens serão veiculadas em treinamento da tropa

  • Foto do(a) author(a) Bruno Wendel
  • Bruno Wendel

Publicado em 5 de fevereiro de 2020 às 15:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução

Como medida de alerta às tropas, o vídeo, em que um adolescente de 16 anos aparece sendo espancado e xingado em Paripe no domingo (2), será exibido nas companhias da Polícia Militar do estado. A intenção é mostrar que o comportamento do policial agressor é inadequado em abordagens. No ano passado, 18 PMs foram exonerados por desvios de condutas. 

"A PM tem um protocolo de abordagens e o que o policial fez foi totalmente o contrário. Não é essa a polícia que queremos. Foi uma atitude equivocada. Ele foi afastado por 30 dias e foi instaurado um processo administrativo e militar", declarou o comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão, na manhã desta quarta-feira (5), após o adolescente agredido e a mãe dele Karina Barros serem recebidos no Comando Geral da PM, no Quartel do Largo dos Aflitos."Nosso curso de formação tem, na grade curricular, uma linha humanista e temos feito ações para aproximação com as comunidades, as Bases Comunitárias estão aí, oferecem cursos e outras assistências", complementou.No último domingo, o policial, que não teve o nome divulgado pela corporação, abordou com murros e chute nas costas um jovem estudante negro de 16 anos - além de proferir insultos racistas durante a ação. A vítima usava um penteado black power. Coronel Anselmo Brandão cumprimenta mãe de adolescente na manhã desta quarta-feira (5) (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) A ação foi gravada no bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, sem que os policiais envolvidos na abordagem percebessem, e as imagens divulgadas nas redes sociais na tarde dessa segunda-feira (3). Diante do medo, o adolescente pensa em cortar o cabelo. 

"Você pra mim é um ladrão. Você é vagabundo! Essa desgraça desse cabelo. Tire aí [o chapéu], vá! Essa desgraça aqui. Você é o quê? Você é trabalhador é, viado?", disse o PM, no vídeo, ao estudante.

Fato isolado Após lamentar o ocorrido para a imprensa, o comandante geral da PM classificou a situação como um fato isolado. Então, questionado sobre outros casos recentes em que PMs foram flagrados em vídeo praticando agressões físicas, o coronel Anselmo Brandão respondeu: "Pelo universo da Bahia, com 417 municípios, a corporação com 32 mil homens, pode se dizer que isso é um fato isolado. Então, senhores repórteres, uma corporação com 32 mil homens, diante da atividade que eles exercem, é impossível não cometerem excesso e para isso temos a Corregedoria". 

Mãe e filho estiveram ontem à noite na sede da Corregedoria da Polícia Militar da Bahia, na Pituba, para prestar depoimento. O PM suspeito de envolvimento na agressão também foi ouvido na unidade nessa terça (4).

Segundo o comandante geral, condutas indevidas resultaram em 18 policias militares exonerados no ano passado. "Foram policiais colocados para fora da corporação por procedimentos diversos. Se num universo de 200 policiais, há uma ou duas almas perdidas, não refletem o comportamento de tropa toda", declarou Brandão. 

Durante as entrevistas, Karina Barros e o filho relataram a sensação de medo. Eles temem represália. O rapaz que filmou a agressão do policial disse que está sendo ameaçado. Perguntado sobre as duas situações, o comandante geral disse:"Não tenho conhecimento desses fatos formalmente, mas para a mãe do rapaz deixei os meus telefones pessoal e funcional para me acionar para qualquer coisa, a qualquer hora. Em relação à ameaça, se houve, vamos coibir, apurar. Vamos conversar com o comandante da companhia do policial. Isso é inadmissível". Mãe e filho: medo (Betto Jr/CORREIO) Apoio Após o encontro, Karina falou com os jornalistas. Ela disse que se sentiu mais tranquila, mas que ainda teme pela vida do filho. “Desde o início de tudo que a gente não tem uma noite tranquila de sono. Vivemos com muito medo. Meu filho ainda não desistiu de cortar o cabelo, porque ele não quer passar por tudo isso mais uma vez”, declarou a mãe do rapaz ainda dentro do Quartel dos Aflitos. 

Quando deixavam o quartel, mãe e filho foram abordados por pessoas que levaram palavras de resistência ao rapaz, entre elas a professora Gerusa Freitas. “Não corte seu cabelo. Como você já disse, seu cabelo é a sua identidade. Não faça isso. Tenho um filho que também usa o black power e disse para ele não deixar de usar. Seja resistência, menino”, declarou ela, olhando nos olhos do adolescente agredido.  

“E digo mais: como pode Salvador, a cidade mais negra fora do continente africano, e seus habitantes, formada pela grande maioria de negros, não poder expressar sua negritude? E o pior que um dos maiores responsáveis por esse crime é quem deveria combater, o Estado”, desabafou em seguida.  

Relembre No domingo (2), o adolescente voltava para casa, junto com a namorada, quando o casal parou para falar com um amigo que estava em um carro. No momento que conversavam, uma equipe da PM se aproximou e um dos policiais disse: “O que está acontecendo aí?”.

Na abordagem truculenta, o PM retira a boina do jovem que usa cabelo no estilo black power e a joga no chão. “Colocou os meninos encostados no muro e começaram as agressões. Além de xingá-lo de vagabundo, deu bicudas e socos nele. Fiquei chorando, mas não podia fazer nada por que ele estava me olhando com raiva", contou a namorada do rapaz.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), Jerônimo Mesquita, explica que houve abuso de poder na abordagem do policial. “O jovem estava de costas, não representava perigo. O que ele poderia fazer é imobilizar o rapaz, mas ali foi uma agressão gratuita”, avaliou.

Mesquita explica ainda que, ao agredir o rapaz, o agente cometeu lesão corporal, acompanhada de injúria racial pela depreciação do cabelo black power e também homofobia por tê-lo chamado de ‘viado’.