PM baleado no Nordeste está sendo protegido por colegas de folga

Família se queixa de falta de assistência do Estado

  • Foto do(a) author(a) Carol Aquino
  • Carol Aquino

Publicado em 29 de junho de 2018 às 22:03

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO

O soldado da Polícia Militar Ângelo Soares Portelo, baleado durante uma operação na localidade de Sucupira - complexo de Nordeste de Amaralina -, está sendo protegido por colegas da corporação em horário de folga.  Baleado no rosto, ele está sedado e em coma induzido, no Hospital Geral do Estado (HGE).

“A reclamação da família é que nem sequer uma guarda foi colocada para ele. No HGE tem vários marginais acamados também. São os policiais que por conta própria que estão lá fazendo a guarda dele”, denunciou o deputado estadual e coordenador geral da Associação dos Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra), Marco Prisco. 

Portelo perdeu a visão de um olho e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HGE. Ele passou por cirurgia na unidade e foi entubado. A previsão é que o soldado seja  retirado do coma neste sábado (30), segundo Prisco.

Insegurança “A insegurança está total. É o quarto policial baleado em três dias. Tá faltando arma pro policial trabalhar, eles próprios estão comprando as armas. Eles continuam a morar em favelas, já que a proteção que a gente tinha (o crédito imobiliário junto à Conder), foi suspenso”, denuncia Prisco.

Ele revela que além dos policiais baleado no Nordeste, Gonzaga e mais outro que ficou ferido de raspão, outros dois foram atingidos na última quinta-feira (28) em Feira de Santana, a 118 km de Salvador. Um deles foi ferido em serviço e a bala estilhaçou os ossos do punho. O outro ficou feridos em uma troca de tiros próximo à sua residência durante o horário de folga. 

Relembre a operação De acordo com Departamento de Comunicação Social (DCS) da Polícia Militar, no final da tarde da última quinta-feira (28), uma equipe da 40ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Nordeste de Amaralina) se deslocava pela região do Sucupira "onde foi surpreendida por criminosos que efetuaram disparos de arma de fogo contra a viatura". Ainda de acordo com o DCS, um dos policiais militares integrante da guarnição foi atingido e socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE).

O PM "está consciente e o quadro de saúde dele inspira cuidados". "O Departamento de Saúde da Corporação acompanha o policial na unidade hospitalar", completa nota divulgada pela corporação, por volta das 20h20.

Já a assessoria da Secretaria da Segurança Pública (SSP) confirmou, às 19h, que houve uma ação policial durante a tarde e um outro policial ficou ferido de raspão. Após ele ser socorrido, a polícia permaneceu no bairro, em busca dos autores.