PM reforça segurança no Centro de Convenções para evitar novos furtos

Equipamento, em Armação, é alvo de grupos de saqueadores que levaram aparelhos de ar-condicionado e fio de cobre

Publicado em 22 de agosto de 2017 às 16:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evandro Veiga

Uma equipe de policiais em um ponto fixo. Essa foi a forma que a Polícia Militar encontrou para impedir novos furtos no Centro de Convenções da Bahia, no bairro de Armação, na manhã desta terça-feira (22). Há dois dias, o CORREIO vem denunciando a ação de ladrões no imóvel, que está abandonado, após ser interditado em razão de um desabamento parcial, em setembro do ano passado.

A viatura composta por dois policiais se manteve estática em frente ao Centro de Convenções. “É a determinação do comando”, disse um dos policiais da 39º Companhia Independente (CIPM / Imbuí-Boca do Rio). Segundo os militares, que estavam no local desde as 7h, nenhuma ocorrência foi registrada. “Até agora, ninguém que não está autorizado entrou no prédio”, disse um dos PMs. 

A segurança no imóvel só existe na parte de trás. “Está tudo tranquilo. Não houve nenhuma invasão”, contou um vigilante. Questionando sobre ameaças de ladrões, o vigilante informou que nunca tinha sofrido porque era a primeira vez que trabalha no Centro de Convenções.

O CORREIO mostrou que, nesta segunda-feira, um dos suspeitos impediu que funcionários da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) retirassem móveis que ainda se encontravam no prédio. Até uma picape foi usada pelos ladrões para carregar materiais roubados do equipamento. Dois acabaram presos. 

Na delegacia, Rogéria Araújo, titular da 9ª Delegacia (Boca do Rio), disse que as duas pessoas presas por roubo de fios de cobre aguardam a audiência de custódia, na qual será decidida se continuam presas ou são liberadas. Ela investiga o fato de moradores de outros bairros estarem praticando furtos no imóvel. “Estamos apurando. Os dois rapazes que foram pegos pela PM com fios de cobre, Pedro Manoel da Silva Filho, 21 anos, e Paulo da Silva, 18,  moram em São Marcos. Eles contaram que outras pessoas que moram no bairro pegaram cobre no Centro de Convenções e, por isso, fizeram o mesmo”, disse a delegada. Já a terceira pessoa detida nesta segunda foi liberada. “Ele era portador de deficiência mental e física”, justificou Rogéria Araújo. 

Para a delegada, o número de vigilantes responsáveis pela segurança do equipamento é pequeno. "Cinco vigilantes é um número muito pequeno para dar conta do tamanho daquele empreendimento”. 

A Secretaria estadual de Comunicação (Secom) informou que a partir desta quarta-feira (23) haverá reforço na vigilância, que passa a contar com 12 profissionais. A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) adverte que a área está interditada e que quem tentar ingressar no local estará correndo risco de morte. Viatura estacionada em frente ao Centro de Convenções, na manhã desta terça (Foto: Marina Silva/CORREIO) No domingo, um vídeo enviado à redação do CORREIO mostrava a ação de criminosos que saíam do prédio com condicionadores de ar, mas foram flagrados por policiais. O surpreendente é que os ladrões foram liberados. Já no dia seguinte, foram flagrados furtos de fios de cobre. Duas pessoas foram presas e uma detida e liberada.

De acordo com o governador Rui Costa, em breve será lançado um edital para construção de um novo Centro de Convenções. "Aquele centro vai ser desmontado e nós estamos publicando nos próximos dias um edital para convidar os empresários para a construção de um novo Centro de Convenções, que não será naquele local [Armação] e, sim, no Parque de Exposições", informou o governador.