PM se defende de espancamento e diz que ativista morto era 'constante suspeito'

Suposto espancamento de 2012 foi o que levou Pedro Henrique a virar ativista de direitos humanos

  • Foto do(a) author(a) Mario Bitencourt
  • Mario Bitencourt

Publicado em 17 de janeiro de 2019 às 14:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Um dos policiais militares suspeitos de suposto espancamento ao ativista Pedro Henrique Santos Cruz Souza, 31, durante abordagem policial em 2012, em Tucano (nordeste da Bahia), o tenente Alex Andrade declarou nesta quinta-feira (17) que nunca praticou algo que desabonasse a sua conduta.

A suposta agressão de 2012 foi o que levou Pedro Henrique a virar ativista de direitos humanos e a denunciar casos de abusos policiais em Tucano, cidade de 50 mil habitantes, onde ele organizava a caminhada da paz.

O ativista, que se dizia perseguido e ameaçado pela PM local, foi assassinado com oito tiros de pistola na madrugada de 27 de dezembro de 2018, em casa, por três homens encapuzados diziam ser policiais, segundo testemunhas. O crime está sendo investigado e ninguém ainda foi preso.

Atual corregedor setorial da PM, tenente Alex Andrade disse que o ativista era “constante suspeito de estar portando droga” por defender a legalização da maconha.

O tenente e outros policiais foram denunciados à polícia e à Corregedoria da PM, em Euclides da Cunha, mas nos dois casos os processos foram arquivados. Segundo Alex Andrade, a abordagem a Pedro Henrique em 2012 “ocorreu como qualquer outra”.

Pedro Henrique, por não conseguir comprovar as denúncias, acabou processado por calúnia e foi condenado a prestar serviços sociais por três meses.

“Essas arbitrariedades nunca ocorreram”, alega o tenente. Para ele, Pedro Henrique “era muito abordado pela polícia porque vivia andando em locais de venda e uso de drogas”. Ele se defende: “Pela função que exerço, tenho de dar exemplo do trabalho da PM, jamais pratiquei algo que desabonasse a minha conduta”, disse o tenente.