PM treina porteiros de área nobre de Salvador para prevenir crimes

Profissionais que atuam em edifícios do Horto Florestal iniciaram capacitação com policiais da 26ª CIPM (Brotas) nesta quarta (30)

Publicado em 31 de agosto de 2017 às 05:01

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: SSP/Divulgação
. por Foto: SSP/Divulgação

Vigilantes e porteiros que trabalham na área do Horto Florestal, região que reúne imóveis de alto padrão no bairro de Brotas, em Salvador, iniciaram, nesta quarta-feira (30), o curso de Vigilância Participativa, promovido pelo Comando de Policiamento da Região Integrada de Segurança Pública/Atlântico, através da 26ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Brotas).

[[publicidade]]

No total, 49 profissionais participaram da capacitação, que também contaram com a presença de representantes da Associação dos Moradores do Horto Florestal (Amo/Horto), realizada no Edifício Parnamby. Uma nova turma já está programada para a próxima quarta-feira (6).

[[galeria]]

Segundo a assessoria da Secretaria da Segurança Pública (SSP), o curso visa a preparação desta categoria sobre como atuar em casos de suspeitas de ações criminosas na região. 

“Além do aprendizado de técnicas preventivas, é indispensável que as pessoas saibam como agir para que reações, diante do criminoso, não ofereçam riscos”, afirmou o comandante da Risp/Atlântico, coronel Francisco Kerjean, ao destacar a importância do trabalho dos vigilantes e porteiros na segurança dos imóveis.

Já o comandante da 26ª CIPM, major PM Cláudio Guanaes, destacou a importância do diálogo constante entre a comunidade e a polícia na luta contra a criminalidade. Entre os assuntos abordados na capacitação estão os 'procedimentos legais da profissão', a 'simulação de ocorrências comuns' e a 'importância da comunicação imediata as autoridades'.

Outros bairros nobres Também na manhã desta quarta, no Restaurante do Chef, proprietários de estabelecimentos comerciais do bairro da Barra, outra região nobre da cidade, se reuniram para conhecer dicas de segurança, sob a orientação da major Patrícia Barbosa da Silva, comandante da 11ª CIPM, e da titular da 14ª Delegacia Territorial, delegada Carmen Dolores Bittencourt, autoridades policiais cujas unidades atendem ao bairro.

No mês de agosto, atividades semelhantes foram realizadas pelas 13ª Delegacia (Pituba) e 35ª CIPM (Iguatemi) e voltadas para profissionais do bairro, do Caminho das Árvores e do Iguatemi.