PMs são presos após agredirem sete homens com pauladas na Liberdade; veja vídeo

Caso aconteceu no bairro da Liberdade

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de março de 2020 às 11:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A Polícia Militar da Bahia informou nesta quarta-feira (05) que prendeu em flagrante os PMs da 37ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Liberdade) que agrediram sete homens e um adolescente durante uma abordagem na noite de quarta-feira (4), na Rua Tupy Caldas, localidade do Estica, no bairro da Liberdade, em Salvador.

A prisão foi motivada após a PM ter acesso a um vídeo divulgado nas redes sociais. As imagens foram compartilhadas, entre outras pessoas, pelo deputado federal Igor Kannário (DEM), que criticou a atuação de PMs na passagem de seu trio no Carnaval de Salvador.

No vídeo, aparecem dois PMs em ação. A corporação não informou o nome nem as funções dos militares presos - nem quantos estavam na abordagem. 

"Neste momento os integrantes da guarnição estão sendo autuados em flagrante na Corregedoria da Polícia Militar e, após as oitivas, serão encaminhados para a Coordenadoria de Custódia Provisória (CCP), onde permanecerão à disposição da justiça. A PM-BA reitera que abusos policiais não serão tolerados por parte de qualquer integrante da corporação e todas as denúncias serão rigorosamente apuradas", afirmou a Corporação em nota. 

Leia também Líder do BDM, 'Dezoito' é morto em confronto com a polícia na Bahia   

'Desculpas' Há um mês, o comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão pediu desculpas ao adolescente de 16 anos filmado sendo agredido por um PM  em Paripe. O jovem, acompanhado pela mãe, foi recebido no Quartel dos Aflitos.

O vídeo, em que ele aparece sendo espancado e xingado, segundo Brandão, seria exibido como medida de alerta às tropas nas companhias da Polícia Militar do estado. A intenção é mostrar que o comportamento do policial agressor é inadequado em abordagens. Em 2019, 18 PMs foram exonerados por desvios de condutas. 

Leia também: 'Foram me criticar, mas e agora?', provoca Kannário após prisão de PMsSaiba como fazer para denunciar casos de violência policial ​​​​​​​

"A PM tem um protocolo de abordagens e o que o policial fez foi totalmente o contrário. Não é essa a polícia que queremos. Foi uma atitude equivocada. Ele foi afastado por 30 dias e foi instaurado um processo administrativo e militar", declarou após o encontro coronel Brandão.

O policial, que não teve o nome divulgado pela corporação, abordou com murros e chute nas costas um jovem estudante negro de 16 anos - além de proferir insultos racistas durante a ação. A vítima usava um penteado black power. Coronel Anselmo Brandão cumprimenta mãe de adolescente na manhã desta quarta-feira (5) (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) A ação foi gravada no bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, sem que os policiais envolvidos na abordagem percebessem, e as imagens divulgadas nas redes sociais na tarde dessa segunda-feira (3). Diante do medo, o adolescente pensa em cortar o cabelo. 

Fato isolado Após lamentar o ocorrido para a imprensa, o comandante geral da PM classificou a situação como um fato isolado. Então, questionado sobre outros casos recentes em que PMs foram flagrados em vídeo praticando agressões físicas, o coronel Anselmo Brandão respondeu: "Pelo universo da Bahia, com 417 municípios, a corporação com 32 mil homens, pode se dizer que isso é um fato isolado. Então, senhores repórteres, uma corporação com 32 mil homens, diante da atividade que eles exercem, é impossível não cometerem excesso e para isso temos a Corregedoria".