Podcast #59: Alexi Portela Jr. e o futuro da Copa do Nordeste

esportes
12.09.2018, 05:00:00
Atualizado: 12.09.2018, 12:38:26

Podcast #59: Alexi Portela Jr. e o futuro da Copa do Nordeste

Liga do Nordeste buscará nova TV fechada, jogos nos finais de semana e transmissão pela internet

À frente da Liga do Nordeste desde 2013, Alexi Portela Jr. enfrenta o seu maior desafio justamente em seu último ano no cargo. Há um mês, o canal Esporte Interativo (EI), dono dos direitos de transmissão da Copa do Nordeste até 2022, anunciou o encerramento de suas atividades.

O final da parceria com a emissora, que vinha desde 2010, quando o Nordestão ressurgiu, coloca em risco a maior competição regional do país. Sem seu financiador e com Bahia, Vitória e outros gigantes do futebol nordestino pressionando por melhores receitas, o torneio terá que se transformar.

As mudanças serão discutidas quinta-feira (13), em reunião no Recife entre os clubes da Liga do Nordeste. Nesta entrevista exclusiva para o programa Bate-Pronto Podcast, do CORREIO, Portela explicou o que acontecerá com o regional. Em 2019, a competição terá que negociar com uma nova emissora para TV fechada. Ele prevê o aumento das cotas dos clubes por conta dessa negociação e do formato mais atraente, com clássicos desde a primeira fase. Além disso, abre as portas para o retorno do Sport, mas só em 2020.

Prévia da entrevista:

O que os clubes vão discutir na reunião desta quinta-feira?

Desde o fechamento do Esporte Interativo, não adiantava conversar sem ter algumas definições. Na semana passada, conseguimos chegar a um acordo com a Turner (multinacional dona do EI). Eles vão cumprir o contrato da Copa do Nordeste, pagando os valores previstos até 2022. Só não vão transmitir os jogos. Daí, os direitos vão voltar para a Liga e teremos condição de fechar com uma nova emissora. Em 2019, a TV aberta já está fechada. TV fechada e pay-per-view ainda podemos negociar. A partir de 2020, vamos poder negociar todas as janelas.

Essa nova negociação de direitos pode aumentar os valores pagos aos clubes, que é a reclamação de Bahia, Vitória e outros grandes?

Sem dúvida. Além dos valores garantidos pela Turner, a gente vai ter esse ‘plus’. Tudo o que for ganho a mais com essa nova venda será repassado para os clubes. Acho que em 2019 ainda não teremos um valor significativo, mas a partir de 2020, sim. Teremos melhores condições para negociar e o ganho pode ser substancial.

Sem o EI reduz-se o número de emissoras de TV fechada. Isso não será um problema? Forçar a Liga a fechar por um preço menor?

A Copa do Nordeste é tão atrativa que não vamos sofrer com isso. As emissoras no mercado vão ter interesse. A TV aberta que transmite atualmente, por exemplo, está muito interessado em prorrogar o contrato até 2022. Isso mostra a força da competição. No primeiro momento teremos alguma dificuldade por conta do tempo, mas depois, não acredito.

Ouça agora a entrevista clicando no player abaixo ou faça o download para ouvir quando quiser:


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sessao-do-tj-ba-e-suspensa-apos-confusao-e-retirada-de-advogado/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/confira-o-clipe-da-cantora-argentina-lali-em-parceria-com-pabllo-vittar/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/voce-sabia-que-o-ford-mais-vendido-na-america-do-sul-e-feito-na-bahia/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mostra-multimidia-homenageia-os-40-anos-do-correio/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/igreja-transmite-momento-em-que-pastor-e-baleado-em-culto-veja/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/camera-de-shopping-flagrou-conversa-de-empresario-que-matou-jogador-e-testemunhas/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/prepare-a-maratona-cinco-series-da-netflix-para-ver-apos-o-enem/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/saiu-confira-os-mais-novos-clipes-de-anitta/