Poderosa! Vestida de Débora Brasil, Anitta arrasta multidão na pipoca

Cantora comandou trio pipoca na Barra nesta sexta-feira (1º)

  • Foto do(a) author(a) Thais Borges
  • Thais Borges

Publicado em 1 de março de 2019 às 22:49

- Atualizado há um ano

. Crédito: Anitta se vestiu de Débora Brasil (Foto: Arisson Marinho/CORREIO)

Se existisse um prêmio de a “mais baiana” entre os não-baianos, ele certamente seria de Anitta. A menina de Honório Gurgel pode até ter saído da Zona Norte do Rio de Janeiro para ganhar o Brasil e o mundo, mas, na noite desta sexta-feira (1º), foi o dia de dominar o circuito da Barra-Ondina, no segundo dia oficial do Carnaval de Salvador. 

E, para quem estava lá, esperando pelo Bloco das Poderosas, não tinha diva do axé nem cantor de pagode que superasse a popstar. Vestida de Débora Brasil - a dançarina que explodiu na primeira geração de É o Tchan, ao lado de Carla Perez -, Anitta mostrou por qual motivo é o maior nome da música popular brasileira hoje.

ACOMPANHE TODAS AS NOTÍCIAS DO CARNAVAL CORREIO FOLIA 2019

Anitta pode até não ter nascido aqui, mas, pelo terceiro ano, a moça arrastou milhares em sua pipoca. No repertório, não deixou de incluir sucessos das principais cantoras baianas: Bola de Sabão, de Claudia Leitte; Flor do Reggae, de Ivete Sangalo e Faraó, de Margareth Menezes. Arriscou até mesmo O Canto da Cidade, eternizada na voz da Rainha do Axé, Daniela Mercury. “Eu sou muito eclética, então, meu bloco sempre mistura de tudo. É funk, é pop, eletrônico, sertanejo, pagodão da Bahia, axé. Embora eu não seja daqui, eu amo a cultura daqui, amo tudo que se origina aqui. Eu fiz o Bola Rebola aqui também para mostrar a J. Balvin”, contou, ao CORREIO, momentos antes de começar a puxar o trio, referindo-se ao clipe gravado em Salvador e lançado no mês passado. Mas, como não poderia deixar de ser, Anitta não deixou de lado a próprios hits - de Bang, com a qual abriu a apresentação, a Machika, passando por Zen e pela recente Terremoto, parceria com Mc Kevinho. Entre uma música e outra, ainda provocava a multidão. "Quem já beijou na boca hoje? Eu já", disse, em cima do trio.  Anitta arrastou uma multidão no Bloco das Poderosas (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) Girl power Só chamar Anitta de “Poderosa” talvez não lhe faça justiça. São 11 milhões de inscritos no YouTube, 35 milhões de seguidores no Instagram e 15 milhões de ouvintes mensais no Spotify. Em termos de comparação, Ivete Sangalo, cujo grande retorno é esperado para este sábado (2), tem 1,6 milhão de inscritos no YouTube, 26 milhões no Instagram e 2,2 milhões de ouvintes no Spotify. 

“Qualquer pessoa sabe, no mínimo, cinco músicas dela”, desafiou a estudante Dara Vieira, 22. A jovem veio da Gameleira, na Ilha de Itaparica, para curtir o Carnaval de Salvador pela primeira vez – somente para ver Anitta. “Além de ser humilde, ela tem empatia. Abre espaço para ouvir as pessoas. É do povo”. 

Entre os fãs, não faltam argumentos para explicar o que ela tem e ninguém mais tem. De onde vem, afinal, o poder de Anitta?“Vem do fato de ela batalhar muito, de administrar a própria carreira. A sinceridade dela também é a maior”, explicou o estudante Wallace Souza, 19 anos, o primeiro fã a chegar na Barra. Chegou bem antes da artista – às 14h, o jovem já batia ponto na concentração. Vindo de Feira de Santana, foi o primeiro fã a chegar no trio. “Vim meio que fugido, porque devia estar cuidando de minha avó, que é muito idosa. Mas é só hoje e volto hoje mesmo para casa”. Wallace veio de Feira de Santana e foi o primeiro a chegar (Foto: CORREIO) Uma resposta era comum: Anitta não tem medo de inovar – muito menos de ousar. O estudante Alexandre Mascarenhas, 17, já começou se desculpando com os outros artistas. “Não é querendo desmerecer os outros, mas ela chegou em 2013 e só surpreende. Por isso está no auge”. 

Teve até quem compartilhasse opiniões polêmicas. Fã de Claudia Leitte desde 2005, o ator Kim Marães, 24, acredita que nem a loira, nem Ivete Sangalo chegam perto de onde Anitta está hoje. Kim (de animal print), Alexandre (embaixo) e Rebeca (no centro) têm explicações para o sucesso de Anitta (Foto: CORREIO) “Soube que Claudia e Ivete fizeram essa música juntas para tentar recuperar o topo. É boa, mas não é suficiente. Tinha que ter um clipe de verdade, como os de Anitta”, opinou, referindo-se à música Lambada (Corpo Molinho), cujo vídeo foi extraído da gravação do DVD Live Experience, de Ivete. Não é à toa que, para eles, a folia de Anitta sequer pode ser comparada às outras. "O Carnaval é diferente. Ela se entrega mais, vem com funk, ousadia", diz a atriz Rebeca Lobo, 20. O estudante de gestão de Recursos Humanos Vinícius Lima, 22, também tinha sua própria explicação para tamanho sucesso. “Anitta é muito inteligente. Sabe articular tudo, sabe envolver o público”. 

De fato, Anitta envolve tanto o público que, com ela, não tem diferença. Por ela, até Bruna Marquezini – rodeada de seguranças – desce do trio para o bloco. Por ela, alguns dos maiores digital influencers do Brasil – como Carlinhos Maia, Lucas Guimarães e Hugo Gloss também vão para o meio da pipoca. 

Por Anitta, a cordeira Stefany Barbosa, 22, implorou para a supervisora para ser escalada para trabalhar no trio da popstar. “Ela disse que ia ver se conseguia. Quando recebi a certeza, fiquei muito feliz. Ela é tudo. É maravilhosa”, derreteu-se a jovem, que trabalhou como cordeira pela primeira vez.