Polícia confirma roubo em estádio da final da Libertadores

Uma centena de equipamentos foram levados no Estádio Monumental de Lima, no Peru

Publicado em 22 de novembro de 2019 às 13:26

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução/Instagram @lima2019

A Polícia do Peru confirmou nesta sexta-feira (22) que mais de uma centena de equipamentos foram roubados do interior do Estádio Monumental de Lima e seriam usados durante a final da Copa Libertadores entre Flamengo e River Plate, que começará às 17h(de Brasília) deste sábado (23).

O chefe policial de Lima, coronel Herbert Ramos, disse à rádio local RPP que foram furtados 119 rádios portáteis, 90 cabos, 65 baterias, três carregadores múltiplos e 35 hands free (utensílio tecnológico fixado à cabeça por uma haste e com o qual uma pessoa consegue se comunicar por meio de um microfone sem precisar carregá-lo nas mãos). A autoridade informou que o ato criminoso ocorreu na noite da última quarta-feira (21).

Herbert Ramos também revelou que os objetos levados pelos ladrões estavam sob supervisão e vigilância de duas empresas proprietárias dos equipamentos contratados pela Conmebol e pelos administradores do Monumental de Lima.

A informação sobre o roubo no estádio surgiu na noite de quinta-feira, quando uma delegacia da capital peruana recebeu a denúncia do ocorrido por parte de uma das empresas proprietárias dos equipamentos de comunicação que foram subtraídos.

O furto confirmado pelas autoridades é mais um capítulo polêmico ocorrido às vésperas da decisão desta Libertadores, pois o Monumental de Lima só vai abrigar o confronto que valerá o título continental porque a Conmebol decidiu tirar o duelo do Estádio Nacional de Santiago, no Chile, por causa da intensa onda de protestos no país contra o governo local e o clima político tenso vivido atualmente em solo chileno.

Esse é o segundo ano consecutivo em que um estádio que abrigaria a finalíssima da Libertadores é alterado de última hora.

Em 2018, o duelo de volta da decisão entre River Plate e Boca Juniors, que ocorreria no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, acabou tendo a sua realização adiada após o ônibus que transportava o time visitante até o local do jogo ser atacado por torcedores da equipe da casa.

Na ocasião, após o adiamento, a Conmebol decidiu transferir o local da partida para o Santiago Bernabéu, em Madri, onde o rival dos rubro-negros nesta final de 2019 superou o seu arquirrival argentino por 3 a 1 para conquistar o título.