Polícia mata dois homens em troca de tiros na estação do metrô da Bonocô

Um dos mortos seria líder do tráfico na região

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de julho de 2018 às 08:53

- Atualizado há um ano

. Crédito: Marina Silva/CORREIO

Dois homens foram mortos em confronto com a Polícia MIlitar na madrugada desta quarta-feira (18) na estação de metrô da Avenida Bonocô, em Salvador. De acordo com a PM, os dois suspeitos começaram a ser perseguidos por volta das 23h50 de terça-feira (17), na localidade conhecida como Alto do Cruzeiro, em Cosme de Farias. Não havia passageiros no momento da perseguição. As estações fecham 23h.

A versão da polícia é de que uma viatura fazia ronda pelo local e se deparou com seis homens que atiraram contra os militares. Dois integrantes do grupo tentaram fugir, mas foram alcançados na Estação do Metrô da Bonocô, onde houve a troca de tiros.

Um dos mortos foi identificado como Mateus Montenegro Estrela, apontado como líder do tráfico da facção criminosa Comando da Paz na região. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Mateus era líder do tráfico, na localidade do Alto do Cruzeiro. 

"Guarnições do Pelotão Especial Tático Ostensivo (Peto) da 58ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Cosme de Farias), às 23h20, faziam rondas, no Alto do Cruzeiro, quando um grupo armado reagiu atirando. Mateus e outro criminoso apelidado de 'Parrudo' correram, na direção, de uma das passarelas da Avenida Bonocô. Neste ponto a dupla foi atingida e tentou se esconder, na estação de metrô", afirmou a SSP-BA, em nota.

De acordo com a SSP-BA, os criminosos foram localizados, socorridos para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiram. Com eles, os PMs apreenderam uma pistola calibre 9mm (uso restrito), um revólver calibre 38 e munições. (Foto: Divulgação/SSP-BA) O CORREIO procurou a CCR Metrô que confirmou a ocorrência policial. Em nota, a concessionária informou que nenhum usuário ou colaborador ficou ferido. A estação funciona normalmente nesta quarta-feira (18).

"Eu estava domindo quando vi uns gritos e sirene tocando. Foi um desespero total porque eu não sabia de onde vinham os tiros. Fiquei abaixada em baixo da cama", conta uma moradora de um condomínio da região. 

Ela relata que foram cerca de 5 minutos de tiroteio. "Foi muito tiro. Quando eu fui pra janela vi que era no metrô fiquei morrendo de medo. Ainda bem que já estava fechado, mas fiquei preocupada com as pessoas que trabalhavam lá". 

Outra moradora, que vive na Baixa do Tubo (perto do posto de saúde), falou que os confrontos têm sido recorrentes na região. "É de dá medo. E isso ainda aconteceu dentro do metrô que é um lugar que eu acho seguro. Quase todo dia acontece isso aqui". 

Um funcionário do metrô, que preferiu não se identificar, relatou que haviam poucos funcionários que ficaram assustados quando os bandidos trocaram tiros. "Foi uma correria grande porque ninguém tinha certeza do que estava acontecendo. Tinham poucas pessoas trabalhando no horário. Eram só os seguranças e o operacional". 

Funcionários de estabelecimentos que ficam nas proximidades da Estação apenas souberam do caso pelo jornal. "Eu só vim saber quando li no jornal. Não fiquei sabendo de nada", contou um funcionário que não quis se identificar. 

Uma mulher que trabalha em uma loja de peças contou que a região é perigosa. "Nunca aconteceu nada comigo mas a gente sempre fica sabendo das coisas que acontecem por aqui", lamentou. Outras pessoas que também trabalha no local não souberam do que ocorreu. "Eu não fiquei sabendo não. Foi hoje? Acho que ninguém daqui da loja sabe", disse à reportagem.

De acordo com a assessoria da SSP, o caso será investigado pela Corregedoria da Polícia Militar (PM).  

Confira nota da CCR Metrô Bahia na íntegra:"A CCR Metrô Bahia esclarece que no final da noite desta terça-feira, 17, dois homens foram baleados. Segundo informações dos policiais, a perseguição aos homens começou em área externa à Estação Bonocô de Metrô. Os policiais militares presentes assumiram a condução da ocorrência. Nenhum usuário ou colaborador ficou ferido. Outros esclarecimentos podem ser obtidos junto à autoridade competente."