Polícia prende detento por envolvimento na morte do professor no Rio Vermelho

Crime aconteceu no mês de setembro em frente da Unifacs

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2018 às 07:29

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Cerca de dois meses após a morte do professor universitário Danilo Fortuna Mendes de Souza, 36 anos, a polícia prendeu Átila Santos de Souza na última quarta-feira (14). De acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira (16) pela Polícia Civil o mandado de prisão temporária cumprido por policiais da 1ª Delegacia de Homicídios Atlântico (DH/Atlântico) dentro do Complexo Prisional da Mata Escura, em Salvador.

Átila cumpria pena por outros crimes em regime semiaberto e estava foragido do sistema prisional. Ele responde a quatro processos por roubo e foi preso, no bairro de Engenho Velho de Brotas, no dia 1º deste mês.

As investigações, depois da prisão dele no dia 1º, levaram ao entendimento que ele era um dos responsáveis pela morte do professor. “Nós solicitamos a prisão temporária dele, que foi deferida pela Justiça, após as investigações apontarem sua participação no crime", explicou a delegada Marta Karine, coordenadora da 1ª Delegacia de Homicídios (DH/ Atlântico).

Outro envolvido no latrocínio do professor, Anselmo da Conceição, também está com um mandado de prisão em aberto e encontra-se foragido. Átila e Anselmo (Foto: Divulgação/Polícia Civil) No dia 1º de novembro a polícia também prendeu Sidnei da Silva Cerqueira sob suspeita do envolvimento na morte do professor. 

Qualquer informação sobre o paradeiro do assaltante pode ser encaminhada à polícia por meio do para o disque denúncia (71) 3235-0000, para capital, e pelo 181, no interior. Não é necessário identificar-se.   

Relembre o caso O professor universitário Danilo Fortuna Mendes de Souza, 36 anos, morreu na noite do dia 22 de novembro, no Hospital Geral do Estado (HGE). Danilo foi atingido por um tiro no abdômen durante um assalto na Rua Potiguares, bairro do Rio Vermelho. 

O professor foi encaminhado ao hospital e, durante uma cirurgia para controlar a hemorragia, teve duas paradas cardíacas. O procedimento teve que ser interrompido. Durante todo o período em que esteve internado, familiaes informaram à imprensa que o quadro de saúde de Danilo era delicado e requeria muita atenção.  Professor estava próximo à Unifacs quando foi baleado (Foto: Reprodução/Facebook) Pelo fato de ter perdido muito sangue, a família de Danilo iniciou uma campanha para que doadores do tipo sanguíneo O negativo pudessem ajudá-lo. Nas redes sociais, um dos primos do professor agradeceu a quem ajudou.

A Universidade Católica de Salvador, onde Danilo ensinava no curso de Arquitetura, também emitiu uma nota de pesar no dia da morte. "É com grande pesar que a Universidade Católica de Salvador comunica o falecimento do professor Danilo Fortuna Mendes de Souza, do curso de Arquitetura. A Universidade transmite condolências aos familiares e amigos. Disse-lhe Jesus: 'Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente'".

O crime aconteceu próximo à entrada do campus da Unifacs, que fica na Rua do Canal. Testemunhas afirmaram que Danilo estava conversando próximo à instituição quando os suspeitos anunciaram o assalto. Os homens, que estavam em um veículo modelo Gol, roubaram o celular do professor e fugiram. Antes, atiraram no professor, que foi atingido no abdômen, do lado direito.