Polícia prende quadrilha especializada em desmanche de celulares no Comércio

Entre os presos está o técnico em eletrônica Edmílson Araújo dos Santos, 39 anos, dono de local especializado em revenda de aparelhos e peças roubadas

Publicado em 12 de abril de 2017 às 16:49

- Atualizado há um ano

Segundo a polícia, Edmílson Araújo dos Santos é dono de local que recebe e desmancha peças roubadas (Foto: Divulgação/SSP)Mais uma quadrilha especializada em desmanche e revenda de aparelhos celulares foi desarticulada nesta quarta-feira (12), um dia após um homem ser preso por envolvimento em um esquema de desbloqueio de celulares da marca iPhone. 

Desta vez, o Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (Gerrc) chegou a quatro pessoas que atuavam com a revenda de aparelhos roubados de diversas marcas. Os quatro homens foram presos em flagrante, dentre elas o técnico em eletrônica Edmílson Araújo dos Santos, 39 anos, dono do estabelecimento.

O bando atuava na região do Comércio, ao lado do Plano Inclinado Gonçalves, e comercializava, ilicitamente, peças de smartphones das marcas Apple, Samsung, Sony, LG e Nokia, além de alguns aparelhos.

Luis Carlos da Silva Gomes, Gilmar Gomes Cunha e Níldson Estevão dos Santos faziam parte da quadrilha e também foram autuados. “Ontem (terça), conseguimos desbaratar, em São Caetano, um comércio ilegal semelhante a este de hoje. Já identificamos outros bairros em Salvador com grupos praticando o mesmo tipo de crime. Vamos desdobrar as operações, sob a coordenação do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP)”, declarou o coordenador do Gerrc, Nélis Araújo, ao ressaltar que dará prosseguimento à investigação envolvendo vítimas de roubos de celulares em coletivos.

Roubo de iPhonesO esquema de desbloqueio de celulares iPhone rendeu a prisão, nesta terça, de Eliel de Almeida Santos, 30. De acordo com a polícia, as investigações foram iniciadas pelas próprias vítimas de roubos em ônibus, que relatarem que nas redes sociais tinha um homem anunciando venda de peças e desbloqueio para aparelhos da Apple.

“Percebemos, através dos depoimentos, que alguns criminosos entravam (nos ônibus) com o foco direcionado para iPhones. Estes aparelhos, que até então, após roubo, eram bloqueados por um dispositivo de segurança, já conseguem ser recolocados no mercado. Diante disso, através de ações de inteligência, chegamos em Eliel”, afirmou, em nota, o delegado Nélis Araújo.

Segundo ele, informações sobre o comércio ilegal de peças e aparelhos podem ser repassadas através do 3117-6637 (Serviço de Investigação do Gerrc).