Polícia prende suspeitos de matar PM em estacionamento de shopping

Fabiano Fortuna e Silva morreu após ser baleado em assalto

  • D
  • Da Redação

Publicado em 29 de novembro de 2017 às 09:18

- Atualizado há um ano

. Crédito: Almiro Lopes/ARQUIVO CORREIO

A polícia prendeu dois suspeitos de participar do assalto que resultou na morte do policial militar Fabiano Fortuna e Silva, 40 anos, em setembro, no estacionamento do Shopping Paralela. Foram presos, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), Carlos Eduardo Santos de Araújo, o Dudu, 37 anos, e Marcelo de Moura Fernandes, 34. 

Outros dois envolvidos ainda estão sendo procurados: Michel da Silva Nascimento, que segundo a polícia foi o autor do disparo, e Luis Eduardo Santos Ribeiro, que conduzia o veículo usado na ação. 

Eduardo foi localizado no bairro do IAPI, no dia 23 de outubro, por policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV). Ele estava a bordo de um Gol, de cor branca, placa PKM 2057, utilizado em assaltos. 

Já Marcelo foi preso no dia 30 de outubro, no Vale dos Barris, por equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), e confessou, segundo a Polícia Cvil, a participação na morte do subtenente Fortuna. Ele era procurado pela polícia por roubo e tentativa de latrocínio. 

Os suspeitos presos foram apresentados no final da manhã desta quarta-feira (29), pelos delegados Odair Carneiro (DHM), da Força Tarefa que investiga crimes contra policiais, e Marcelo Tannus, titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos, e pelo coronel Valter Menezes, comandante do Policiamento Regional da Baía de Todos os Santos (BTS). Assalto A polícia suspeitou que o policial tinha sido vítima de uma saidinha bancária, mas o dinheiro não foi levado pelos suspeitos. Apenas a arma do policial foi roubada na ação. O subtenente era lotado na 9ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Pirajá) e fazia parte da corporação há 19 anos. Ele não era casado.

Ele também chegou a trabalhar na segurança da prefeitura de Salvador, o que motivou o prefeito ACM Neto a divulgar um comunicado lamentando a morte.

“O policial Fortuna, que trabalhou durante muito tempo na Prefeitura e dedicou sua vida à segurança pública, infelizmente, foi vítima da violência, da insegurança e do crescimento desenfreado do crime em nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Logo após o PM ser baleado, circulou em grupos de WhatsApp um áudio atribuído ao subtenente pedindo socorro. Colegas do PM disseram reconhecer a voz de Fortuna na gravação. À época, a SSP não confirmou a autencidade da mensagem."Alfa 11! Alfa 11! Subtenente Fortuna [falando]. Eu to baleado no Shopping Paralela. Socorro! Socorro", diz o áudio atribuído à vítima.Alfa 11 é um código de alerta geral, comumente usado para indicar situações de ameaça contra a vida de policiais.

O policial chegou a ser levado para o Hospital Geral Roberto Santos, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade. A mãe do PM se desesperou ao saber da morte. Em nota, o Shopping Paralela informou que sua "equipe de brigadistas prestou os primeiros socorros ao homem" que foi ferido na área do estacionamento. "Em seguida, ele foi encaminhado para os devidos cuidados médicos", diz a nota, que completa ainda informando que o empreendimento está "à disposição das autoridades para ajudar no que for necessário para as investigações".