Políticos reagem a condenação de Lula, veja os comentários

O senador Lindbergh Farias convidou todos os brasileiros para irem as ruas defender o presidente

Publicado em 12 de julho de 2017 às 15:33

- Atualizado há um ano

Através de uma transmissão ao vivo no Facebook, o senador Lindbergh Farias do PT, acionou os cidadãos brasileiros para saírem nas ruas em defesa do ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, que foi condenado a nove anos e meio de prisão. 

O deputado Carlos Zarattini, líder do PT na Câmara também expressou sua insatisfação com a condenação. 

"É uma condenação feita por um juiz que participou da investigação, da denúncia e que julgou. Ou seja: é o mesmo que fez todas junto com a sua famosa força-tarefa. É uma decisão que não levou em conta as testemunhas, que não tem nenhuma prova factual de que Lula seja dono desse triplex, a não ser a delação de um empresário preso. Ou seja, um empresário preso há muito tempo e acabou fazendo essa acusação. O que se tenta é simplesmente excluir o presidente Lula, que hoje é o primeiro colocado em todas as disputas, de 2018. Excluir o presidente Lula das próximas eleições." declarou. 

Veja outros posicionamentos: 

Gleisi Hoffmann, senadora (PR), presidente nacional do PT

“Sergio Moro prestou contas aos meios de comunicação e à opinião pública que formou contra Lula. Condenou sem provas! Vergonhoso.”

Humberto Costa, senador (PT-PE), líder da minoria no Senado

“É impressionante o que é a Justiça do Brasil nos nossos dias. Uma condenação política porque o objetivo desse magistrado não é acabar com a corrupção, não é tirar do setor público a prática danosa da corrupção. É agir como instrumento político. Ele foi o grande causador do impeachment da presidenta Dilma, com ações espetaculares, midiáticas, histriônicas, criou o clima para que milhões de pessoas fossem às ruas pedir a queda da presidenta Dilma. E quando se trata de tucanos e integrantes de outros partidos, essa sanha justiceira do juiz de Curitiba não se manifesta. Nós não vamos aceitar passivamente que isso aconteça.”

Jandira Feghali, deputada (PC do B-RJ)

“Essa condenação certamente será revertida, porque é uma condenação sem qualquer prova.”

Lindbergh Farias, senador (RJ), líder do PT no Senado

“O Brasil está se transformando numa república de bananas. Vai ficar claro que não houve provas. Nas alegações finais do tal Deltan Dallagnol, ele admite que não há provas. Ele vai discutir em cima de teorias de probabilidade, uma maluquice completa. É a desmoralização por completo do Brasil a nível internacional.”

Ronaldo Caiado, senador (GO), líder do DEM no Senado

"Mais um resultado do excelente trabalho feito pelo juiz Sérgio Moro. O chefe da quadrilha, de todo esse esquema que saqueou o Brasil, foi condenado a nove anos e meio de cadeia por lavagem de dinheiro e corrupção. É a primeira vez que um ex-presidente é condenado por receber propina, usada, por exemplo, para comprar o famoso triplex do Guarujá. E é só o começo. Lula ainda tem mais outros quatro processos em andamento. Justiça sendo feita contra um criminoso que tantos prejuízos trouxe ao Brasil com seu projeto de poder."

Álvaro Dias, senador (PR), líder do Podemos no Senado

“A condenação do ex-presidente Lula é histórica. Mostra que a Justiça é igual para todos, inclusive para ex-presidentes da República. Lula é o principal responsável pelo grande escândalo de corrupção no País. Uma condenação esperada, fruto do trabalho da Lava Jato e de Sérgio Moro.”

Efraim Filho, deputado (PB), líder do DEM na Câmara

“[A condenação de Lula] significa o fortalecimento do combate à corrupção e à impunidade. E é uma lição didática para o cidadão brasileiro, para mostrar que foi o tempo em que os poderosos não enfrentavam a Justiça.”