Ponte Salvador-Itaparica: grupo sobrevoa baía para analisar potencial de negócio

Chineses manifestaram interesse em construir equipamento

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2017 às 02:50

- Atualizado há um ano

. Crédito: Imagem: Divulgação

Diretores e conselheiros da empresa China Tiesiju Civil Engineering Group (CTCEG), subsidiária da China Railway Engineering Corporation (CREC), estão em visita à Bahia, segundo a assessoria do governo do estado, para discutir avanços na implantação da Ponte Salvador-Itaparica. 

A comitiva chinesa, que foi recebida pelo governador Rui Costa nesta quinta-feira (14), na sede da Governadoria, no CAB, está visitando a Bahia para fazer estudos e sobrevoar a área da ponte, com o objetivo de identificar o potencial de negócio da região. 

“Eles vão sobrevoar toda a área da ponte para conhecer o potencial imobiliário e turístico da região. Eles se comprometeram a apresentar uma proposta arquitetônica, econômica e financeira final até o mês de janeiro. Estamos recebendo todos que queiram conhecer e detalhar [um projeto]. A partir de janeiro, nós podemos, com essa e as outras empresas interessadas, estruturar e montar o edital de licitação. Ocorrendo tudo bem, nós vamos lançar o edital ainda no primeiro semestre de 2018”, declarou Rui. 

Leia também: Empresas credenciadas para licitação da ponte Salvador-Itaparica contrariam regras de edital

Para o vice-governador e secretário estadual do Planejamento, João Leão, a reunião representa um passo importante para a construção do equipamento. “O secretário Bruno Dauster [Casa Civil] e eu estivemos na China nessa semana para conversar sobre a ponte com um membro da empresa. Hoje, eles vieram no intuito de viabilizar essa obra tão importante e que a Bahia precisa para continuar avançando. Estamos empenhados em tirar essa obra do papel”, comentou.

Uma das principais filiais da CREC, a CTCEG é uma das maiores empresas do setor de infraestrutura da China, com destaque para a implantação de vias férreas, e tem atuação em outros países de língua portuguesa como Portugal e Angola.