Por mais eficiência, Bahia prioriza reforços para o ataque

Dos cinco primeiros reforços encaminhados pelo tricolor, quatro foram para o setor ofensivo

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 25 de dezembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

A temporada 2019 ainda não começou em campo para o Bahia, mas fora dele o elenco tricolor vai tomando forma com a chegada de novos atletas. Entre renovações e contratações, o tricolor tem dado atenção especial ao ataque.

A medida já havia sido anunciada pelo presidente Guilherme Bellintani e tem uma explicação: a eficiência do ataque em 2018. Apesar de ter marcado 94 gols no ano, o time sofreu para encontrar o seu camisa 9 até a chegada de Gilberto, no mês de junho.

Machucado, Edigar Junio desfalcou o time nos primeiros compromissos do ano. Júnior Brumado teve poucas chances. Kayke passou pelo clube sem deixar saudade. 

“Uma coisa é certa. Fomos menos eficientes no ataque em 2018. Então temos que ter cuidado especial com atletas que tenham características de gol, ou se não tiverem, tenham características de assistências e força no ataque”, argumentou Bellintani, em entrevista ao CORREIO, no dia 9 de dezembro.

A renovação de Gilberto, inclusive, foi uma das prioridades da diretoria, que aproveitou o acordo para fazer uma ação de marketing com a torcida. Com novo contrato até 2020 – assim como Edigar Junio -, ele vai ganhar a companhia de novos atletas.

Das cinco primeiras contratações encaminhadas, três são para o ataque, com características de jogar pelas pontas. Rogério, ex-Sport, e Iago, que estava no CRB, chegam para ocupar a lacuna aberta após a saída de Zé Rafael, negociado com o Palmeiras por R$ 14,5 milhões.

A dupla vai disputar posição com Élber, Marco Antônio e Edigar Junio, que Enderson Moreira pretende usar mais pelos lados.

Já o atacante Guilherme, que estava no Atlético-PR e pertence ao Corinthians, tem características diferentes. Ele pode atuar como segundo atacante ou centralizado no meio-campo. 

Para a função de meia central, o tricolor também vai contar com Jean Mota, emprestado pelo Santos. Reforços importantes já que o clube não terá o garoto Ramires, convocado para defender o Brasil no Sul-Americano sub-20, nos primeiros compromissos de 2019.

Outros setores Apesar de focar no ataque, o Bahia também tem carência em outros setores e busca mais reforços. Contando apenas com Nino Paraíba para a lateral direita, a aposta da diretoria é no garoto Matheus Silva, de 21 anos, que disputou a Série B de 2018 pelo Paysandu.

O clube mira ainda mais um zagueiro, um lateral-esquerdo e pelo menos mais um volante. Em interação com os torcedores nas redes sociais, Bellintani ressaltou a importância de mesclar atletas jovens e experientes. “Ter jogadores com perfis diferentes para a mesma posição, mesclar jovens e experientes. Não se faz um elenco com um único perfil de atletas”, afirmou o presidente.